O artista plástico brasileiro Wallace Pato recebeu uma mensagem racista após fazer uma reserva em um hotel na Holanda, informando que sua estadia havia sido cancelada porque o hotel não aceitava pessoas negras.
“Olá, a sua reserva foi cancelada! Desculpe, mas nós não aceitamos pessoas negras no hotel”, diz parte do e-mail.
A mensagem, enviada em nome do Hotel Plantage, foi compartilhada por Wallace em seu perfil no Instagram, onde ele expressou indignação sobre o ocorrido.
O Hotel Plantage rapidamente se manifestou, negando ter enviado o e-mail e garantindo que a reserva de Wallace não havia sido cancelada. O estabelecimento informou que estava lidando com um caso de phishing, onde criminosos usam comunicações falsas em nome de terceiros para enganar clientes.
A rede de hospedagem afirmou que o problema é algo conhecido, citando uma reportagem do The Guardian sobre o phishing na plataforma Booking.com.
Leia mais:
- Torcedores do Botafogo enfrentam ataque a ônibus durante ida ao estádio para confronto contra o Peñarol no Uruguai
- Federação Paulista proíbe Mancha Alviverde em estádio de São Paulo
- “Não há perigo nenhum dele desabar”, diz bombeiro sobre Shopping 25 incendiado no Brás, em SP
Em sua comunicação, o Hotel Plantage reafirmou seu compromisso com a inclusão e respeito a todos os hóspedes, destacando que estava levando o assunto a sério e colaborando com a Booking.com para investigar a origem do e-mail.
Ao portal g1, o Booking.com afirmou que não tolera qualquer forma de discriminação e que estava trabalhando com o hotel para garantir que todas as medidas necessárias fossem tomadas.
O site da Booking.com alerta que hoteis parceiros podem ser alvos de phishing, devido à natureza dos dados sensíveis que gerenciam, o que pode levar a tentativas de roubo de informações financeiras de clientes.