Foco

Veja o que eliminou quase 5 mil do Enem

Portar aparelhos eletrônicos ou fazer consulta a material impresso estão entre os motivos

Agência Brasil
Entre os candidatos, 4.999 foram eliminados Agência Brasil

Exatos 4.999 candidatos foram eliminados do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado no domingo (3). Segundo o Ministério da Educação (MEC) em coletiva de balanço após o fim da aplicação do exame, nenhuma intercorrência grave foi registrada, no entanto.

ANÚNCIO

Os motivos que levaram à eliminação de inscritos envolvem:

· Tentar deixar o local de prova com o caderno de respostas antes dos 30 minutos finais;

· Portar equipamento eletrônico;

· Ausentar-se antes do horário mínimo permitido;

· Utilizar materiais impressos de apoio/consulta;

· Não atender orientação dos fiscais.

ANÚNCIO

Além dos 4.999 participantes eliminados, o MEC também registrou 689 problemas logísticos em todo o país, como emergências médicas, interrupção temporária de energia elétrica ou problema com abastecimento de água.

A abstenção no primeiro dia foi de 26,6%. No total, mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram. De acordo com o MEC, o número representa queda na abstenção do primeiro dia de provas em relação aos anos anteriores. Em 2023, 28,1% dos participantes não compareceram. Em 2022, o número foi de 28,3% dos inscritos.

No primeiro dia de provas, os candidatos tiveram que responder 90 questões, sendo metade de Linguagens (língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e metade de Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).

Além disso, os candidatos precisaram produzir uma redação dissertativa-argumentativa com até 30 linhas. O tema deste ano foi: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

A divulgação das notas individuais será feita em 13 de janeiro de 2025. No próximo domingo (10/11), os candidatos voltarão aos locais de prova para as 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias