A concessionária Enel foi multada pelo Procon-SP no valor de R$13,3 milhões após o apagão registrado em outubro. A decisão foi tomada após milhares de moradores de São Paulo e de municípios da região da Grande São Paulo ficarem sem energia elétrica por mais de 6 dias.
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De acordo com o G1, essa foi a sexta penalidade recebida pela empresa em menos de 12 meses, todas por má prestação de serviço. A decisão ainda pode ser contestada pela Enel na Justiça, caso contrário a concessionária deverá pagar o valor da multa até o dia 21 de novembro.
Problemas recorrentes
Em menos de 1 ano o estado de São Paulo foi afetado por dois grandes apagões. O primeiro deles, registrado após um temporal em novembro de 2023, afetou mais de 2,1 milhões de imóveis que passaram aproximadamente seis dias sem energia elétrica. Na ocasião, a concessionária foi multada em R$12,7 milhões e recorreu da decisão na Justiça. Atualmente o processo aguarda a emissão da decisão.
O segundo foi registrado recentemente, no dia 11 de outubro de 2024, quando mais de 3,1 milhões de moradores passaram seis dias sem energia em suas casas. Conforme a reportagem, a Enel enviou uma nota ao G1, por meio da qual reforçou manter seu compromisso com os clientes e minimizar o impacto nos serviços diante de eventos climáticos extremos.
Na nota a concessionária ainda afirma que “o vendaval que atingiu a área de concessão da Enel Distribuição São Paulo no dia 11 de outubro teve rajadas de vento de até 107,6 km/h, sendo o mais forte registrado na Região Metropolitana nos últimos 30 anos, segundo a Defesa Civil”. A Enel ainda afirmou ter reestabelecido a energia na mesma data para quase 1 milhão de clientes.