Após seis anos, a Universidade de São Paulo (USP) voltou ao topo no ranking da Times Righer Education, que lista as melhores universidades da América Latina. O ranking, divulgado nesta terça-feira, dia 12 de novembro, também contam com outras duas instituições brasileiras no TOP 3, sete no TOP 10 e 69 no TOP 100, dando um importante destaque ao Brasil, conforme informações do G1.
ANÚNCIO
Leia também: Fuvest 2025: Candidatos realizarão a primeira fase do vestibular no próximo domingo
A chegada da USP ao topo da lista é um feito que não se repetia nos últimos seis anos, até então, na edição 2023, a Pontifícia Universidade Católica do Chile ocupava a primeira posição. Neste ano, os três primeiros lugares do ranking são ocupados por universidades brasileiras, sendo elas USP (1º), Unicamp (2º) e UFRJ (3º). Por sua vez, a Pontifícia Universidade Católica do Chile foi listada na quarta colocação, caindo três posições no ranking.
Confira a lista do TOP 10
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade de Campinas (Unicamp)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Pontifícia Universidade Católica do Chile
- Universidade Estadual Paulista (Unesp)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
- Tecnológico de Monterrey (México)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Universidade do Chile
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Critérios de avaliação
Conforme a reportagem, os critérios utilizados para avaliar as instituições de ensino consideram fatores como o ensino e ambiente de aprendizagem; o ambiente de pesquisas considerando volume, investimento e reputação; a qualidade das pesquisas; a internacionalização e a indústria (renda e patentes).
No resultado apresentado, o Brasil se coloca como o país com maior número de universidades no Top 100, apresentando 69 instituições de ensino classificadas entre as melhores da América Latina.