Foco

Falha de sinalização prejudica circulação dos trens da Linha 2-Verde do Metrô, em São Paulo

Locomotivas operam com velocidade reduzida e maior tempo de parada; há reflexos na Linha 1-Azul

Também há reflexos na Linha 1-Azul
Passageiros enfrentam transtornos na Linha 2-Verde do Metrô, em São Paulo (Reprodução/X)

Uma falha no sistema de sinalização e controle de movimentação dos trens afeta a circulação na Linha 2-Verde do Metrô, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (4). As locomotivas operam com velocidade reduzida e maior tempo de parada em todas as plataformas. Por conta dos problemas, há reflexos na Linha 1-Azul, que também registra maior lentidão.

ANÚNCIO

Passageiros reclamam das falhas em postagens nas redes sociais (veja abaixo):

De acordo com o Metrô, o problema começou às 6h38 e afeta a operação entre as estações Vila Madalena e Vila Prudente. A companhia ressalta que os técnicos trabalham para resolver a falha.

“Os trens da Linha 2-Verde estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas plataformas desde às 6h38 em razão de uma falha no sistema de sinalização e controle de movimentação dos trens. O Metrô trabalha para normalizar a circulação e pede desculpas aos passageiros pelos transtornos provocados”, informou a companhia.

Por volta das 7h30, o Metrô acionou os ônibus do sistema Paese. Assim, é realizado o transporte dos passageiros em toda a extensão da Linha 2-Verde, sendo 20 coletivos em cada sentido.

LEIA TAMBÉM:

Morte de passageiro em estação

A Polícia Civil investiga a morte de um passageiro que foi imobilizado e agredido por agentes de segurança na estação Carapicuíba da Linha 8-Diamante, da ViaMobilidade, na Grande São Paulo.

ANÚNCIO

Um vídeo mostra o momento em que a vítima tentou passar por debaixo de uma catraca, quando levou uma rasteira e depois foi chutada na região da cabeça (assista abaixo). A concessionária diz que o homem que cometeu as agressões seria um guarda civil metropolitano à paisana, que não prestava serviços no local.

O caso ocorreu no último dia 11 de novembro, mas só agora as imagens foram reveladas. A vítima foi identificada como Jadson Vitor de Sousa Pires, de 30 anos.

O vídeo mostra que, já desacordado, o passageiro foi arrastado pelos agentes pelas pernas e, depois de algum tempo, eles perceberam que ele estava inconsciente e passaram a realizar massagens cardíacas.

No fim, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamada e levou o rapaz até o Pronto Socorro Cohab II, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

Em nota, a ViaMobilidade lamentou a morte do passageiro e disse que repudia qualquer forma de violência. Informou também que abriu uma sindicância interna para apurar o caso e que os agentes envolvidos foram preventivamente afastados das funções.

A concessionária explicou que Jadson estava “bastante agitado” quando entrou na estação e “não respondia às orientações”, sendo contido por agentes de segurança da ViaMobilidade e por agentes da Guarda Civil Metropolitana. “Após mal súbito, recebeu os primeiros-socorros ainda no local e foi encaminhado pelo Samu a uma unidade de pronto-atendimento, onde foi constatado o óbito”.

A ViaMobilidade ressaltou, ainda, que o “homem de camiseta preta é Agente da Guarda Civil que estava em atuação à paisana, sem qualquer relação com a operação da concessionária”.

Já a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que as imagens foram analisadas pela polícia, que intimou os envolvidos para os devidos esclarecimentos sobre os fatos.

A pasta destacou, ainda, que os laudos periciais solicitados estão em elaboração e serão anexados ao inquérito assim que concluídos. Por fim, a SSP-SP esclareceu que a natureza inicial da ocorrência poderá ser alterada se surgirem novas evidências.

Caso ocorreu em novembro, mas só agora as imagens foram reveladas
Polícia Civil investiga morte de passageiro que foi agredido por agentes de segurança na Linha 8-Diamante da ViaMobilidade, em SP (Reprodução/Redes sociais)

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias