O cavalo Caramelo, que gerou comoção ao ficar ilhado em um telhado cercado por uma enchente em Canoas, no Rio Grande do Sul, em maio deste ano, tem um novo lar definitivo. Ele foi oficialmente adotado pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), onde recebe cuidados desde que foi resgatado. Representantes da instituição assinaram um termo de ação responsável com a prefeitura da cidade no último dia 6.
Caramelo tem um perfil oficial no Instagram, onde é seguido por quase 100 mil pessoal. A novidade foi anunciada na última segunda-feira (9), quando os administradores comemoraram a adoção: “Agora é oficial! Termo de adoção assinado. Vou poder viver solto na @ulbrabr”, dizia a legenda da publicação (veja abaixo).
LEIA TAMBÉM:
- Cavalo Caramelo: suposto dono tenta recuperar animal, mas não apresenta documentação
- Caramelo: famosos como Felipe Neto e Giovanna Ewbank querem adotar cavalo que ficou ilhado no RS
- Caramelo: vídeo mostra cuidados com cavalo em hospital veterinário no RS; ele precisa ganhar peso
Agora, a Ulbra informou que planeja construir um santuário para Caramelo. Assim, busca parceiros que queiram viabilizar as obras.
Quando foi resgatado, o equino estava abaixo do peso e precisou de alguns cuidados. Atualmente, ele já se recuperou totalmente e não faz mais uso de suplementos. Em junho passado, ele teve um microchip instalado na pele, que vai ajudar a equipe veterinária a monitorar sua saúde.
Desde que ficou famoso, Caramelo já foi destaque em alguns eventos. Na última segunda-feira, ele esteve no Festival de Cinema de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, quando participou de uma edição especial de Natal do Programa Encontro, da TV Globo.
Além disso, ele foi homenageado por uma empresa e virou tema de uma linha de brinquedos. Os valores arrecadados com a venda dos produtos serão revertidos para a reconstrução de escolas em cidades como Porto Alegre, Eldorado do Sul e Muçum, que foram castigadas pelas enchentes.
Relembre o caso
O caso do cavalo ilhado em um telhado repercutiu muito nas redes sociais na manhã do dia 8 de maio deste ano, quando uma equipe da TV Globo mostrou o animal imóvel em um pequeno espaço, cercado pela água, em Canoas.
A cena gerou muita comoção, mas foi necessário montar uma operação para o resgate, realizada na manhã do dia 9 de maio por homens do Corpo de Bombeiros e do Exército, com apoio de veterinários. Eles sedaram o equino e conseguiram deitá-lo em um bote.
Após o resgate, os bombeiros disseram que Caramelo era, na verdade, uma égua. Porém, mais tarde, os veterinários negaram essa informação e reafirmaram que o animal é macho.
Famosos como Felipe Neto e Giovanna Ewbank demonstraram interesse na adoção do cavalo, mas outros supostos donos apareceram. Porém, nenhum deles conseguiu comprovar a propriedade e, agora, Caramelo foi oficialmente adotado pela Ulbra.