Pesquisa Quaest feita por encomenda da corretora Genial revelou que, para 51%, houve uma tentativa de golpe contra Lula (PT) por parte dos militares e de Jair Bolsonaro (PL). Desse total, 48% acreditam que o ex-presidente participou de seu planejamento.
Até mesmo parte de eleitores que afirmam ter votado em Bolsonaro em 2022 acredita na afirmação: 39%, contra 51% deles que estão convencidos de que essa tentativa não ocorreu.
Por outro lado, 50% do total acham que as denúncias não têm impacto sobre a imagem de Bolsonaro, contra 42% que acreditam que elas impactam “para pior”. E 3% consideram que impactam “para melhor”.
Leia mais:
“Falta de adesão” do Alto Comando e chefes do Exército e Aeronáutica impediu o golpe, afirma a PF
STF forma maioria e nega impedimento de Moraes no inquérito do golpe
Para Lula, 51% respondem que ela é “nenhuma”. E 33% afirmam que a divulgação das notícias sobre a tentativa de golpe fortalece a candidatura dele para 2026.
A sondagem ouviu 8.598 pessoas entre os dias 4 e 9 de dezembro. Do total, 75% afirmam que as pessoas já presas por causa das investigações deveriam ser condenadas. Entre os eleitores lulistas, o percentual sobe para 80%. Entre o eleitorado bolsonarista, o percentual também é alto: 68% concordam com uma sentença condenatória.