No último domingo, dia 15 de dezembro, os candidatos que seguem disputando as vagas de ensino superior na Universidade de São Paulo (USP), compareceram aos locais de prova para realizar a prova de língua portuguesa e literatura referente à segunda fase da Fuvest 2025. Nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro, eles retornam para responder as questões específicas de acordo com a carreira pretendida.
Leia também: Fuvest 2025: Candidatos fazem a segunda fase de um dos vestibulares mais concorridos do Brasil
Ao longo do primeiro dia da segunda fase da Fuvest 2025, os candidatos responderam a uma prova composta por 10 questões dissertativas e uma redação. Entre os temas abordados nesta etapa do exame foram incluídas questões referentes às obras de leitura obrigatória, como Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles; Quincas Borba, de Machado de Assis; Os Ratos, de Dyonélio Machado; Nós Matamos o Cão Tinhoso!, de Luís Bernardo Honwana; e Água Funda, de Ruth Guimarães.
Na etapa da redação, também realizada no último domingo, os candidatos foram convidados a refletir sobre seis textos para produzir uma dissertação argumentativa sobre o tema “Relações sociais por meio da solidariedade”.
Provas específicas
O segundo dia de provas será realizado nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro. No período da tarde os candidatos retornam aos locais de aplicação do exame para responder questões referentes às disciplinas específicas da área do conhecimento a qual pertence a carreira pretendida no ensino superior.
Vale lembrar que para alguns cursos esta não é a etapa final do vestibular. Carreiras como música e artes ainda contam com provas de habilidades específicas, que possuem um calendário próprio para realização. Cabe ao candidato confirmar a data de realização de sua prova, bem como o conteúdo cobrado no exame.
O resultado da Fuvest 2025 será divulgado apenas no dia 24 de janeiro de 2025. No entanto, os candidatos já podem acessar o caderno de provas do primeiro dia da segunda fase.