Câmeras de segurança de um bar em Curitiba, no Paraná, registraram o momento em que uma coxinha de frango explodiu no rosto de um cliente. O salgado ficou alguns minutos em uma estufa após ser frito e, quando o homem deu a primeira mordida, ele literalmente se desintegrou (assista abaixo). A vítima sofreu ferimentos leves e foi socorrida por funcionários do estabelecimento.
“Parecia ser um barulho de pneu estourando [...] Fiquei em estado de choque vendo a massa grudar no rosto dele, em mim, parecia uma bomba”, disse Christian de Souza Amaral, dono do bar, em entrevista ao G1.
A cena inusitada ocorreu no último dia 13 de dezembro. As imagens mostram que, depois que o cliente mordeu a coxinha, pedaços da massa e recheio voaram para todos os lados, atingindo o homem e também o balcão do bar.
O proprietário do estabelecimento explicou que a coxinha de frango foi feita e frita como de costume e não sabe precisar o que a levou a explodir.
“A gente já tinha fritado a coxinha e colocamos na estufa. Esse rapaz já estava por ali, era cliente e chegou e falou: ‘bonita a coxinha, né?’ E pediu uma. Ela estava quentinha ainda, tinha saído da fritura, ficou uns cinco minutos mais ou menos ali na estufa e entregamos pra ele”, relatou.
O empresário disse, ainda, que o cliente foi socorrido e, no dia seguinte, voltou ao bar e confirmou que está bem. Ele mostrou as marcas de queimadura no rosto causadas pela coxinha.
O que pode ter causado a explosão?
A cientista Laura Marise disse, também ao G1, que a explosão da coxinha pode ter ocorrido devido à formação de um bolsão de ar durante o processo de fabricação. Ao ser aquecido durante a fritura, pode ter expandido, gerando uma pressão interna. Quando o cliente mordeu, então, liberou a pressão de forma abrupta, o que causou a situação.
Marise orientou que, para evitar riscos, o ideal é tirar um pedaço do salgado frito com a mão antes de comê-lo. “É fazer igual o pastel, que é muito comum já. Ao invés de comer, tira um pedacinho com a mão, pro vapor não queimar a boca. É só fazer isso também com a coxinha, pra tomar cuidado”, disse ela.