A penúltima sexta-feira do ano está sendo marcada por uma forte chuva em São Paulo. E de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), da Prefeitura, toda a cidade entrou em estado de atenção para alagamento a partir das 16h27.
Segundo o CGE, as áreas de instabilidade formadas devido a aproximação de uma frente fria, que já causaram chuva forte na cidade no início desta tarde, continuam influenciando as condições do tempo na capital paulista.
Imagens do radar meteorológico do CGE mostram chuva forte nos municípios de Mairiporã, Jundiaí e Cajamar que seguem em direção à Zona Norte de São Paulo.
Ainda conforme o órgão, as chuvas devem se espalhar por toda a cidade com rápido deslocamento e potencial para queda de granizo, formação de alagamentos e também rajadas de vento.
Por causa dos altos volumes esperados, alerta-se para o potencial para deslizamentos de terra em áreas de risco. As próximas horas seguem com tempo instável.
Leia também:
Filha de homem executado na frente de casa cola carta de despedida no portão: “Nunca te esquecerei”
Após discussão, homem atropela intencionalmente a companheira e é preso no DF
O que para amenizar os efeitos dos alagamentos?
De acordo com o CGE, para amenizar os efeitos dos alagamentos, é importante evitar transitar em ruas alagadas, não se aventurar a enfrentar correntezas se a chuva causar inundações, ficar em um lugar seguro e solicitar ajudar se precisar.
Além disso, o órgão ainda recomenda manter-se longe da rede elétrica, não parar debaixo de árvores, e abrigar-se em casas e prédios. Caso esteja de viagem marcada, o CGE também recomenda planejamento para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas,
Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.