Foco

Região do Vale do Paraíba permanece em alerta para o risco de temporais até segunda-feira

Segundo o Inmet, temporais, raios, rajadas de vento forte e até mesmo granizo podem atingir a região até segunda-feira (23).

rep
Chuva - Temporal - Tempestade (Reprodução/Pexels)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou o alerta sobre chuvas e ventos fortes emitido para a região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, neste sábado. De acordo com o G1, o novo alerta é válido até a manhã da segunda-feira, dia 23 de dezembro.

ANÚNCIO

Leia também:

Conforme a reportagem, quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo, sendo elas Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela, receberam alerta classificado como grau de risco amarelo. Enquanto isso, as outras 39 cidades da região, incluindo o Vale do Paraíba, a Serra da Mantiqueira e a região bragantina receberam alerta grau laranja (mais severo).

Para as cidades em alerta amarelo, a chuva pode vir acompanhada por ventos intensos, variando entre 40 e 60 km/h. Já para as localidades em alerta laranja as chuvas podem chegar a uma média de 100 milímetros por dia e os ventos podem atingir os 100 km/h. Temporais com raios e até mesmo granizo podem ser registrados.

Orientações de segurança

Em caso de rajadas de vento as pessoas são orientadas a evitar buscar abrigo embaixo de árvores, bem como estacionar veículos perto de árvores e torres de transmissão pelo risco de quedas e descargas elétricas.

Além disso, os moradores devem ficar atentos, principalmente em áreas vulneráveis e que já tenham registrado problemas com as fortes chuvas.

Em caso de emergência a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199, enquanto o Corpo de Bombeiros poderá ser acionado pelo número 193.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias