Um vídeo divulgado nas redes sociais pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) alerta que o consumo de panetone pode reprovar os motoristas no teste do bafômetro. Isso pelo fato de que o alimento natalino possui uma pequena porcentagem de teor alcóolico na sua composição, o que pode ficar presente na boca, mas apenas por alguns minutos (assista abaixo).
ANÚNCIO
O vídeo mostra que o delegado Waldir, que é presidente do Detran-GO, comeu panetone e logo depois fez o bafômetro, que acusou 0,23 mg/l de álcool expelido. Dessa forma, se fosse parado em uma blitz, ele não poderia estar dirigindo. Porém, logo após beber água, ele refez o teste, que apontou 0 mg/l.
Waldir explicou que a situação só ocorre por alguns minutos, já que o efeito do álcool, neste caso, é passageiro. Ele disse que a campanha foi lançada para alertar os condutores sobre os riscos de consumir bebidas antes de dirigir.
“Depois de cinco minutinhos ele já não aparecerá no teste do etilômetro. O panetone está liberado, mas se beber não dirija! Aproveite as festas de final de ano com responsabilidade”, ressaltou o Detran-GO.