A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) determinou que a partir de 1º de janeiro de 2025, o Vale-Pedágio obrigatório será exclusivamente eletrônico, utilizando TAGs.
Isso significa que os modelos atuais, como cartões e cupons, serão descontinuados. A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) por meio da Resolução nº 6.024, de 3 de agosto de 2024.
Dentre os objetivos da mudança estão o aumento na eficiência, melhoraria na segurança e a garantia de maior conformidade com as normas no transporte rodoviário de cargas.
Leia mais:
Rodovia Ayrton Senna deve receber pedágio ‘free flow’ em breve; entenda como funciona a cobrança
Novo Contorno Sul da Tamoios tem sistema free flow de pedágio
Criminosos armados fazem motoristas reféns durante assalto a praça de pedágio, no litoral de SP
Além disso, visa adaptar o Vale-Pedágio obrigatório às novas tecnologias de cobrança, como o sistema de pedágio automático – Free Flow.
“O uso das TAGs reduz o tempo de espera nas praças de pedágio e melhora a previsibilidade no planejamento logístico de transportadores e embarcadores, proporcionando mais segurança jurídica aos transportadores e permitindo uma fiscalização mais eficaz e eficiente do pagamento antecipado do Vale-Pedágio obrigatório”, diz a Artesp em nota.