Todas as regiões da cidade de São Paulo entraram em estado de atenção para alagamentos na tarde desta quarta-feira (25), de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura. Diversas vias foram tomadas pela água. O estado de atenção foi decretado às 16h56 e só liberado às 19h15. Já a região de Itaquera, na Zona Leste, chegou a ficar em estado de alerta, um nível maior de risco.
ANÚNCIO
Mais de 46 mil imóveis estavam sem luz na Grande São Paulo até as 18h45, de acordo com a concessionária Enel. O Corpo de Bombeiros informou que recebeu sete chamadas para quedas de árvores e duas para enchentes na Grande São Paulo. Dez pontos estavam com alagamentos intransitáveis, segundo a Defesa Civil, até as 19h.
São eles:
Centro (Sé)
• Av. Cantareira (R. São Caetano)
• Praça 14 Bis (R. Manoel Dutra)
• Túnel João Paulo II (Aeroporto)
ANÚNCIO
Zona Oeste (Lapa)
• Rua Dr. Augusto Miranda (R. José Tavares de Miranda)
• Av. do Estado (Pte. Fepasa)
• Av. Pompeia (R. Palestra Itália)
Zona Oeste (Pinheiros)
• Túnel Max Feffer
Zona Sul (Santo Amaro)
• Av. Santo Amaro (Av. Roque Petroni Jr.)
Zona Sudeste (Vila Mariana)
• Av. 23 de Maio (Viaduto Euclides Figueiredo)
• Túnel Ayrton Senna (Bairro)
A Defesa Civil reitera que todos os pontos mencionados estão intransitáveis. “Aconselhamos os motoristas e pedestres a evitarem essas áreas e a planejarem rotas alternativas”, diz, em nota.
Previsão do tempo
Segundo o CGE, a combinação do calor com a umidade (entrada da brisa marítima) favoreceu a formação de pancadas de chuva com forte intensidade na capital.
O radar meteorológico da prefeitura de São Paulo aponta que as regiões mais afetadas pela chuva foram: Pinheiros, na Zona Oeste, região da Sé, no Centro, e na Vila Mariana, na região Sudeste.
Leia mais:
Defesa Civil confirma a morte de cinco pessoas em acidentes causados pelas chuvas
Natal tem previsão de chuvas fortes em quase todo o país
A previsão para os próximos dias, segundo o CGE, é que deve haver uma mudança significativa nas condições do tempo. A chegada de uma frente fria ao estado, associada ao canal de umidade da região Centro-Norte do país, vai provocar volumes expressivos de precipitação nos próximos dias, em especial nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27).
A quinta-feira (26) deve apresentar uma madrugada com muitas nuvens e pancadas isoladas de chuva que ganham força ao longo do dia. Essa condição aumenta substancialmente o volume de chuva esperado, já que a chuva será duradoura e deverá registrar elevados volumes de precipitação, tanto na Capital como em cidades vizinhas da Grande São Paulo.
O tempo instável e chuvoso não permite que as temperaturas subam muito. Mínima de 20°C e a máxima por volta dos 24°C. A umidade do ar estará elevada, com valores mínimos ao redor dos 75%.
Na sexta-feira (27), em virtude do solo encharcado e da persistência das precipitações, aumenta o potencial para possíveis transtornos durante as precipitações. A temperatura mínima prevista é de 20°C e a máxima não deverá passar dos 25°C, com as taxas mínimas de umidade ao redor dos 75%.