Cristian Cravinhos, condenado pela morte do casal Richthofen, reapareceu nas redes sociais enquanto se beneficia pela saída temporária de fim de ano. Em postagem no seu perfil no Instagram, ele compartilhou uma foto e desejou um “Feliz Natal” aos seus quase 8 mil seguidores. Além disso, escreveu que espera que essa “saidinha” seja “a última”, já que ele busca a progressão de pena para o regime aberto (veja a publicação abaixo).
“Mais uma saidinha, se Deus quiser será a última!!!! Feliz Natal para todos!!!!”, escreveu Cristian nas redes sociais, sendo que a publicação tem 780 curtidas. Ele também apareceu nos stories do perfil, celebrando com familiares e amigos.
Em setembro deste ano, quando foi beneficiado com outra “saidinha”, Cristian também apareceu na web ao lado do irmão, Daniel Cravinhos, também condenado no caso Richthofen (veja no vídeo abaixo). Esse último, no entanto, já cumpre pena em regime aberto.
LEIA TAMBÉM:
- Mulher diz que foi abandonada por Daniel Cravinhos logo após o parto da filha: “Arrumou uma amante”
- Caso Richthofen: 22 anos após assassinatos, saiba como estão atualmente os três condenados
- Suzane Richthofen usou acusação grave para manipular Cravinhos e obter morte dos pais, diz biógrafo
- VÍDEO: Irmãos Cravinhos, condenados pela morte do casal Richthofen, aparecem juntos nas redes sociais
Progressão para o regime aberto
Cristian, condenado a 38 anos de prisão pelo assassinato, está em busca de progressão de pena para o regime aberto. Em agosto passado, ele obteve um parecer favorável em um exame criminológico, no qual foi avaliado por psicólogo, psiquiatra e assistente social.
O relatório psicológico cita que Cristian “manifestou arrependimento, demostrou empatia com sofrimento familiar provocado por seus atos”. Além disso, o parecer social destacou que, caso obtenha a liberdade, o detento tem planos futuros, como trabalhar como designer e preparador de motos de corrida. Além disso, ele afirma que vai morar com a mãe e que quer cuidar da filha.
Na avaliação geral, os profissionais concluíram que Cristian possui “ótima avaliação laboral e bom comportamento carcerário”, sendo que todos deram aval à progressão de pena. No entanto, a decisão final sobre o regime aberto será tomada por um juiz e não há prazo para que essa análise seja realizada. O Ministério Público já se manifestou contrário ao benefício.
Cristian chegou a deixar a prisão em 2017 para cumprir o regime aberto, mas se envolveu em uma briga com a então namorada, que o acusou de agressão. Apesar de ela não ter registrado queixa, quando a polícia chegou ele estava fora de sua cidade domicílio e em um bar, descumprindo as regras.
Assim, foi detido tentou subornar os policiais, oferecendo R$ 1 mil em espécie, o que gerou um flagrante e o retorno ao regime fechado. O detento ainda foi flagrado com dinheiro e munição de 9 mm, que é de uso restrito das forças policiais. Desde então, ele segue em Tremembé.
Morte do casal Richthofen
Segundo a Justiça, Suzane Richthofen planejou a morte dos próprios pais e teve a ajuda do então namorado, Daniel Cravinhos, e do irmão dele, Cristian Cravinhos, para a execução do casal. O crime ocorreu no dia 31 de outubro de 2022.
Logo depois do início das investigações, a jovem foi presa. Em 2006, ela foi julgada e condenada a 39 anos e seis meses de prisão em regime fechado. No entanto, entrou com vários pedidos de revisão e conseguiu reduzir o tempo para 34 anos e 4 meses de prisão. A previsão é que ela, que está em regime aberto desde o início deste ano, cumpra a sentença no dia 25 de fevereiro de 2038.
Depois que saiu da cadeia, Suzane se casou, deu à luz o primeiro filho, no último dia 26 de janeiro, e agora vive com o marido em Bragança Paulista, no interior de São Paulo. Ela também voltou a cursar Direito.
Já Daniel, que era aeromodelista na época dos assassinatos, foi condenado a 39 anos de prisão. Em 2018, ele obteve a progressão de pena para o regime aberto e deixou a Penitenciária de Tremembé. Ao sair da cadeia ele retirou o sobrenome famoso para tentar deixar para trás o passado criminoso.
Atualmente, Daniel trabalha em um ateliê onde customiza aviões de brinquedo, aviões reais e motos esportivas. Ele também pratica motovelocidade e se tornou pai recentemente, mas rompeu com a companheira.