Foco

Imagens mostram tanques de ácido que caíram no Rio Tocantins após desabamento de ponte

Registros compartilhados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) revelaram o estado dos tanques de ácido e pesticida que caíram no rio.

Tanques intactos foram localizados nos fundos do Rio Tocantins.
Tanques intactos foram localizados nos fundos do Rio Tocantins. Tanques intactos foram localizados nos fundos do Rio Tocantins. (Reprodução - Marinha)

Imagens divulgadas nesta quinta-feira, dia 26 de dezembro, mostram como ficaram os galões de ácido sulfúrico e pesticidas que caíram no Rio Tocantins após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. Conforme publicado pelo O Globo, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) confirmou que não existem riscos para a potabilidade da água do Rio Tocantins.

ANÚNCIO

Leia também:

Com a queda da estrutura da ponte, caminhões carregados com pesticidas e ácido sulfúrico caíram dentro do Rio Tocantins, levantando a possibilidade de contaminação pelo possível rompimento dos recipientes. No entanto, a hipótese foi descartada por meio de um parecer técnico emitido na última quarta-feira. Nesta quinta-feira (26), imagens dos recipientes foram divulgadas e comprovaram que as embalagens estão “intactas”.

Sonar da Marinha ajudou na investigação

Em declaração à TV Mirantes, o supervisor de Emergência Ambiental da Secretaria de Estado e Meio Ambiente do Maranhão, Caco Graça, revelou que as equipes de análise contaram com ajuda de um sonar da Marinha para confirmar a integridade dos recipientes.

“O pior cenário seria se a carga tivesse sido expelida durante a queda. Isso não aconteceu, os tanques estão intactos, a partir da visão do sonar da Marinha e também das equipes técnicas, que identificaram isso”, afirma.

No parecer emitido pela ANA, foi divulgado que o tempo máximo de diluição dos produtos para que a água se tornasse potável seria de, no máximo, 60 horas. Esse cálculo foi feito levando em consideração a possibilidade de que todo o conteúdo dos recipientes estivesse sido despejado no rio.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias