O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas nesta quinta-feira (26) na Capital, interior e em toda faixa do litoral de São Paulo.
Segundo o Inmet, o acumulado de chuvas deve chegar, em alguns locais, a 100 mm no dia, com fortes ventos de até 100 km/h. Há riscos de alagamento, queda de árvores e cortes de energia elétrica nas cidades com áreas de risco. O alerta vale até esta sexta-feira.
De acordo com dados da Climatempo, a responsável pelas fortes chuvas que caem em todo estado e uma Zona de Convergências do Atlântico Sul (ZCAS), que atinge toda a região norte, centro-oeste e sudeste do Brasil.
A ZCAS é um sistema que se caracteriza por uma persistente faixa de nebulosidade que se estende do norte até o sudeste trazendo muita umidade e promovendo chuvas contínuas e abundantes.
LEIA TAMBÉM:
Turista que sumiu em moto aquática na véspera de Natal é encontrado morto, no litoral de São Paulo
Após Natal marcado por alagamentos, capital paulista amanhece com mais chuva; veja a previsão
Em função dessa condição climática, em alguns pontos do país o acumulado de chuvas diárias pode passar dos 150 mm em algumas regiões, com forte potencial para gerar enchentes e deslizamentos nas áreas de risco.
As áreas com maior risco de temporal abrange o estado do Amazonas, sudoeste do Pará, norte do Mato Grosso, norte do estado de São Paulo, leste de Goiás, sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro.