Foco

Prefeitura de Praia Grande toma decisão polêmica sobre queima de fogos no Réveillon

A polêmica decisão foi baseada nos impactos negativos causados pelo show de fogos de artifício para pessoas no espectro autista, acamados, idosos e animais de estimação.

Cancelada a queima de fogos na Praia Grande.
Cancelada a queima de fogos na Praia Grande. Cancelada a queima de fogos na Praia Grande. (Reprodução - Prefeitura de Praia Grande)

A Prefeitura de Praia Grande, no litoral de SP, confirmou uma decisão polêmica sobre o Réveillon 2025. Neste ano, o local não contará com a tradicional queima de fogos em virtude dos impactos negativos que o show de fogos de artifício pode causar em pessoas no espectro autista, acamados, idosos e animais de estimação. As informações são do G1.

ANÚNCIO

Leia também:

Considerado um dos principais destinos turísticos do litoral paulista nesta época do ano, a cidade de Praia Grande costuma ser procurada pelos que desejam celebrar a passagem do ano nas areias da praia. A novidade sobre a ausência da queima de fogos foi divulgada nas redes sociais da prefeitura e dividiu a opinião dos internautas.

Segundo a nota emitida pelo órgão, a decisão considerou as manifestações públicas da população, que alertou para os impactos negativos do show pirotécnico. Apesar da escolha, a prefeitura de Praia Grande ainda espera por 2 milhões de turistas durante o Ano Novo.

Histórico de problemas

Não é a primeira vez que a Prefeitura de Praia Grande cancela o show de fogos de artificio da virada do ano. No Réveillon passado, de 2023 para 2024, o show foi cancelado após uma balsa com os artefatos virar no mar. Ao divulgar a decisão, a prefeitura informou que a escolha foi feita como forma de preservar a segurança dos moradores e turistas da região.

Além disso, a prefeitura reforçou os impactos negativos que os estampidos dos fogos podem causar em algumas pessoas e nos animais. No caso de pessoas que estão no espectro autista e possuem hipersensibilidade auditiva, o barulho dos fogos de artifício pode causar dor, desconforto e até mesmo desencadear crises, o mesmo pode acontecer com pessoas idosas e acamadas. No caso de animais de estimação, os estrondos podem causar medo e ansiedade, chegando até mesmo a provocar aceleração excessiva do coração.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias