Foco

Quatro policiais são afastados após PM atirar à queima-roupa em rapaz que filmava ação, em SP

Vídeo registrou momento em que jovem de 24 anos foi baleado; ele segue internado em uma UTI

Reprodução
Vídeo registrou quando PM atirou em jovem de 24 anos que filmava ação policial, na Zona Oeste de SP

Quatro policiais militares envolvidos em uma ocorrência em que um dos agentes deu um tiro à queima-roupa em um rapaz de 24 anos, no Jardim D´abril, na Zona Oeste de São Paulo, foram afastados de suas atividades. O caso ocorreu na madrugada de quarta-feira (25), quando os PMs foram chamados por conta de uma via bloqueada por cones de trânsito. Um vídeo mostra que, enquanto a vítima filmava a ação policial, foi baleada por um dos policiais (assista abaixo).

ANÚNCIO

LEIA TAMBÉM:

O vídeo mostra quando uma viatura chegou até a Rua Eusébio de Paula Marcondes. Dois militares desceram e passaram a discutir com diversas pessoas que estavam bloqueando a via. Um dos PMs saiu já com a arma em punho.

Depois, a discussão ficou mais tensa, e uma segunda viatura apareceu. Nesse momento, um rapaz que estava no local pegou o celular e passou a filmar a ação. Alguns segundos mais tarde, um dos PMs passou a dar golpes de cassetete em um outro homem rapaz que segurava um cone. Uma mulher, então, jogou um copo de bebida no militar.

Na sequência, o rapaz com o celular na mão se aproxima da cena. O PM partiu para cima dele com o cassetete, e ambos saíram do campo de visão da câmera.

Então, o policial que estava com a arma em punho desde o início da confusão se aproximou e efetuou o disparo. Depois do tiro, os moradores pareceram pedir calma aos policiais. E o homem baleado foi retirado do local com a ajuda dos próprios populares.

A vítima foi levada ao Hospital Municipal Antônio Giglio, em Osasco, na Grande São Paulo, onde permanece internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

ANÚNCIO

Investigação

Inicialmente, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que o rapaz baleado tentou tomar a arma de um agente, o que não é possível ser visto no vídeo. Depois, após a repercussão do caso, a PM decidiu afastar o policial que atirou e mais três que participaram da ocorrência.

“A Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar para apurar rigorosamente o caso e afastou quatro policiais envolvidos na ação. As imagens registradas pelas câmeras corporais dos agentes farão parte do inquérito. Desvios de conduta não são tolerados pela corporação e todas as medidas cabíveis serão tomadas”, destacou a SSP-SP.

A pasta ressaltou que, além das imagens que circulam nas redes sociais, a Polícia Militar também vai analisar o que as câmeras corporais dos agentes gravaram durante a ocorrência.

O caso segue em investigação no 89º Distrito Policial (Jardim Taboão), na Zona Sul de São Paulo, região onde a ocorrência começou. A arma do PM foi apreendida para perícia.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias