O temporal que atingiu São Paulo na tarde e noite de quinta-feira (26) causou muitos transtornos. Córregos transbordaram, ruas ficaram alagadas, sendo que, só na capital paulista, a Defesa Civil recebeu 52 chamados por conta de 37 quedas de árvores, 12 desabamentos e 3 deslizamentos. Em Guarulhos, ruas ficaram completamente inundadas, deixando moradores ilhados nas casas (veja em vídeos abaixo). Ainda eram registrados problemas na manhã desta sexta-feira (27).
ANÚNCIO
Outra cidade bastante afetada pelas chuvas foi Caieiras, na Região Metropolitana de São Paulo, onde choveu 111 milímetros nas últimas 24 horas. Com isso, córregos transbordaram e deixaram as ruas alagadas.
Um trecho da Rodovia Tancredo Neves chegou a ficar completamente interditado por conta da água, bloqueando o tráfego de veículos. Na manhã desta sexta-feira, os moradores ainda enfrentavam transtornos na cidade.
LEIA TAMBÉM:
- Inmet emite alerta de “Perigo” para chuvas intensas em todo o estado de São Paulo
- Após Natal marcado por alagamentos, capital paulista amanhece com mais chuva
Aeroporto no escuro
Por conta das fortes chuvas, o Aeroporto de Congonhas ficou sem energia na noite de quinta-feira. Foram pouco mais de 20 minutos no escuro, período em que o terminal operou apenas com as luzes de emergência.
Passageiros que tinham acabado de desembarcar enfrentaram transtornos, pois as esteiras que transportam as bagagens pararam de funcionar. O ar-condicionado também deixou de funcionar, deixando o ambiente bastante abafado.
A Concessionária Aena, que administra o terminal, não se posicionou a respeito da falta de luz. Já a Enel disse que o aeroporto ficou sem energia às 22h40 e, às 23h, a situação já tinha sido normalizada.
ANÚNCIO
Previsão de mais chuva
Por conta da previsão de chuvas pelos próximos dias, o governo de São Paulo montou um gabinete de crise presencial para monitorar as chuvas no estado.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), a previsão é que a chuva persista em São Paulo até a próxima segunda-feira (30), com alto o risco de alagamento e deslizamento de terra para todo o estado.
Já o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo alerta que hoje a temperatura máxima na capital paulista gira em torno dos 25ºC, sendo que é esperada mais chuva para o período da tarde.
“Alerta-se para a ocorrência de pontos passageiros de moderada a forte intensidade com raios e rajadas moderadas de vento, o que em conjunto com o solo que já se encontra encharcado mantém elevado o potencial para formação de alagamentos, inundações, queda de árvores e deslizamentos de terra na Grande São Paulo”, destacou o CGE.
No sábado (28), a previsão indica que muita nebulosidade e chuvas isoladas durante a madrugada, mas o tempo melhora e o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 20°C e máximas que podem chegar aos 26°C.
Entre a tarde e o início da noite as chuvas retornam na forma de pancadas isoladas com até moderada intensidade, raios e rajadas localizadas de vento. “O solo encharcado ainda mantém elevado o risco para formação de alagamentos e deslizamentos de terra”, ressaltou o centro.