Muitos tutores que desejam passar as festas de fim de ano em destinos variados optam por viajar com seus animais de estimação. Porém, para realizar uma viagem de avião com os pets é preciso muito planejamento e cuidado. Conforme publicado pelo G1, associações ligadas ao setor aéreo divulgaram um guia com dicas para auxiliar no transporte de cães e gatos durante as viagens.
Leia também:
- Irmã chora ao falar do estado da jovem baleada pela PRF: “Falei palavras lindas e o batimento dela subiu”
- Mortos na Fernão Dias: mãe de jovem diz que zagueiro pilotava moto de luxo em alta velocidade
- Cristian Cravinhos surge na web durante ‘saidinha’ de fim de ano: “Se Deus quiser, será a última”
- VÍDEOS: Falha afeta circulação dos trens nas Linhas 2-Verde, 1-Azul e 15-Prata do Metrô, em São Paulo
Apesar das regras e orientações gerias, o serviço de transporte de animais é facultativo e depende de cada companhia aérea, neste caso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), permite que as empresas estipulem condições específicas para fornecer esta opção.
Desta forma, é recomendado verificar com antecedência se a empresa oferta tais serviços e quais as regras especificas aplicadas a ele.
Dicas para uma viagem tranquila
Uma das primeiras dicas é buscar por uma caixa de transporte adequada às necessidades do animal. Ela deve ser à prova de fuga e grande o suficiente para o animal poder se movimentar de forma tranquila. Além disso, no caso de animais que viajam na cabine a caixa deve caber embaixo do assento à frente do tutor.
É importante que a caixa de transporte tenha boa ventilação e não possua objetos e acessórios que podem machucar o animal durante a viagem. Ela também deverá estar limpa no momento do embarque e possuir uma manta ou tapete absorvente para fezes e urina durante a viagem.
No caso de animais que viajam no porão das aeronaves, é necessário que a caixa possua recipientes fixos para água e alimentação; aberturas que não permitam que o animal coloque as patas ou focinho para fora; um interior liso e que seja feita de materiais resistentes.
Para que o animal esteja mais tranquilo é recomendado apresentá-lo à caixa de viagem pelo menos três semanas antes da data. Deixe o bichinho confortável para explorar e brincar no interior da caixa, associando o ambiente a situações positivas. Se possível, leve seu pet para passear dentro da caixa.
Cuidados com a saúde
Antes de viajar é importante certificar de que a saúde do pet esteja em dia. As vacinas devem estar com a data adequada sendo que no embarque é necessário apresentar um atestado de um veterinário emitido há no máximo 10 dias falando que o animal está apto a viajar.
Além disso, antes da viagem é recomendado manter uma alimentação leve e a hidratação do pet em dia. Brincar com ele antes de colocá-lo na caixa também pode ajudar a reduzir a ansiedade e o excesso de energia. Sedações não são recomendadas e devem ser realizadas somente em casos indicados pelo veterinário.
Ao desembarcar, verifique a saúde o pet e veja se ele apresenta sinais de estresse, lesões ou comportamento anormal. Deixe o animal distrair e se exercitar livremente após o desembarque.