Foco

Corpo de vereador que sumiu após queda de ponte entre TO e MA é resgatado; esposa também morreu

Ailson Gomes Carneiro (PSD), 57, foi retirado do rio na manhã deste domingo; mulher já tinha sido localizada

Mulher dele, que também morreu na tragédia, já tinha sido retirada da água.
Corpo do vereador Ailson Gomes Carneiro (PSD), de 57 anos, que estava desaparecido após a queda da ponte entre TO e MA, foi resgatado na manhã deste domingo (29) (Reprodução/Redes sociais)

O corpo do vereador Ailson Gomes Carneiro (PSD), de 57 anos, que estava desaparecido após a queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga as cidades de Aguiarnópolis, no Tocantins, e de Estreito, no Maranhão, foi resgatado na manhã deste domingo (29) no Rio Tocantins. A esposa dele, Elizangela Santos das Chagas, de 50 anos, que também morreu na tragédia, já tinha sido retirada da água na noite da última sexta-feira (27).

ANÚNCIO

O casal, que viva junto há mais de 30 anos, mas oficializou o casamento dois dias antes da queda da ponte, viajava para Palmas, no Tocantins, para as festas de fim de ano. Eles seguiam em uma caminhonete, que caiu no rio e ficou presa a mais ou menos 35 metros de profundidade.

Os corpos de Ailson e Elizangela foram localizados por um mergulhador da Marinha na última quinta-feira (26). Porém, o local era de difícil acesso e, na noite seguinte, o corpo da mulher se desprendeu e boiou no rio, quando foi resgatado. As equipes seguiam tentando retirar o vereador da água, o que só ocorreu nesta manhã.

Número de mortos na tragédia chegou a 10
Elizangela Santos das Chagas, 50 anos, e o marido, o vereador Ailson Gomes Carneiro (PSD), de 57, morreram em queda de ponte entre TO e MA (Reprodução/Redes sociais)

Pablo Vinicius Gomes Taveira Carneiro, filho de Ailton, esteve no local das buscas e reconheceu o corpo do pai. Ele agradeceu aos socorristas e disse que, apesar da perda, se sente aliviado por conseguir fazer a despedida.

“O sentimento hoje é de alívio. A gente fez um momento com todas as forças de segurança, as instituições, as agências, como uma forma de agradecer pelo empenho, pelo cuidado conosco, pelo carinho que nós temos recebido durante esses quase oito dias aqui. E o sentimento agora é de alívio, de gratidão a Deus, de gratidão a todos aqueles que estão envolvidos nessa operação”, disse o rapaz, ao site G1.

O casal deverá ser sepultado no Cemitério Municipal Santa Cecília, em Itinga (MA), na segunda-feira (30).

LEIA TAMBÉM:

ANÚNCIO

Dez mortes confirmadas

Até o momento, foram confirmadas 10 mortes após a queda da ponte, sendo que sete pessoas continuam desaparecidas. Um homem foi resgatado com vida no local.

Veja os nomes das vítimas fatais já confirmados até agora:

  • Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos, que estava em uma motocicleta;
  • Kecio Francisco Santos Lopes, de 42 anos, motorista de um caminhão;
  • Lorranny Sidrone de Jesus, de 11 anos, que seguia em um caminhão que transportava portas de MDF;
  • Andreia Maria de Sousa, de 45 anos, motorista do caminhão que levava ácido sulfúrico;
  • Anisio Padilha Soares, de 43 anos;
  • Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos;
  • Elizangela Santos das Chagas, de 50 anos, esposa do vereador Ailson Gomes Carneiro (PSD), que seguia em uma caminhonete;
  • Rosimarina da Silva Carvalho, de 48 anos;
  • Vereador Ailson Gomes Carneiro (PSD), de 57 anos, que seguia em uma caminhonete.

Queda da ponte

O acidente aconteceu na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre os estados de Maranhão e Tocantins, no último dia 22. Veículos passavam pelo local, sendo que três carretas, três motos e dois carros de passeio caíram no rio. Um vídeo mostra o momento exato da queda (assista abaixo).

Entre os veículos que caíram na água estão dois caminhões-tanque, que transportavam ácido sulfúrico e defensivos agrícolas. Assim, houve a suspeita de que a água do Rio Tocantins podia ter sido contaminada, o que dificultou os trabalhos de buscas pelas vítimas.

A estrutura foi construída na década de 1960, tem 533 metros de extensão e liga as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, pela BR-226. Ela integra o corredor rodoviário Belém-Brasília. As más condições da ponte vinham chamando a atenção de quem passava por lá.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do governo federal, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu.

A causa do colapso ainda vai ser investigada, de acordo com o órgão. A ponte foi completamente interditada, e os motoristas devem usar rotas alternativas.

Testemunhas gravavam vídeos no local no momento do desabamento
Vídeo mostrou o momento em que ponte, que liga dos estados do Maranhão e Tocantins, desabou; até agora, 10 mortes foram confirmadas (Reprodução/Redes sociais)

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias