Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que um avião que levava 181 pessoas saiu da pista, bateu contra um muro de concreto e explodiu, no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, na manhã deste domingo (29). Segundo as autoridades locais, 179 ocupantes morreram e dois sobreviveram.
ANÚNCIO
Veja o vídeo abaixo (ATENÇÃO: Imagens fortes):
LEIA TAMBÉM:
- Destroços de avião desaparecido no AM são encontrados em floresta; duas mortes são confirmadas
- Vítimas de avião que caiu em Gramado são identificadas
- Avião da Embraer que caiu no Cazaquistão foi abatido por defesas aéreas russas, diz agência
O acidente ocorreu às 9h03 deste domingo, pelo horário local, no aeroporto da cidade de Muan (21h03 de sábado, no Brasil). A aeronave, um Boeing 737-800 da Jeju Air, levava 181 pessoas, sendo 175 passageiros e seis tripulantes. De acordo com a agência de notícias “Yonhap News”, estavam a bordo 173 sul-coreanos e 2 tailandeses.
O avião decolou de Bangkok, na Tailândia, com destino a Muan, na Coreia do Sul. Logo após o pouso, saiu da pista, bateu contra um muro e houve a explosão.
Os dois sobreviventes são um homem e uma mulher, que seriam tripulantes. Eles foram localizados pelos socorristas na cauda do avião que estava em chamas, mas conscientes. Ambos foram levados a um hospital da região.
Suspeitas sobre as causas do acidente
Segundo o jornal “The Korea Herald”, a suspeita inicial é que a aeronave possa ter colidido com pássaros momentos antes de tocar o solo, o que teria prejudicado o funcionamento do trem de pouso. Imagens exibidas por emissoras locais mostraram o avião deslizando pela pista com o equipamento aparentemente recolhido antes da colisão.
ANÚNCIO
A agência de notícias Reuters também divulgou que um passageiro chegou a enviar uma mensagem para um parente relatando que havia pássaro estava preso na asa do avião. Além disso, o Ministério dos Transportes sul-coreano informou que os pilotos tinham sido alertados sobre a presença de aves nas proximidades do aeroporto antes do pouso.
A Jeju Air pediu desculpas pelo ocorrido e disse que está adotando todas as medidas necessárias. Após o acidente aréreo, todos os voos no terminal de Muan foram cancelados e não há previsão de normalização.
O presidente em exercício da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, declarou luto nacional até 4 de janeiro.