Com a chegada das festas de fim de ano, milhares de turistas descem a serra para aproveitar o sol e o mar, mas o aumento rápido da população flutuante tem forte impacto na qualidade de balneabilidade do mar nas principais cidades do litoral do estado de São Paulo.
De acordo com a última medição feita pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), 29 praias devem ser evitadas para o banho de mar pelo menos até o dia 2 de janeiro, quando será feita nova análise da qualidade das águas do litoral. Nesses locais foram encontrados níveis de coliformes fecais acima dos permitidos.
As praias impróprias são:
Ubatuba:
- Itaguá (2 pontos)
- Lázaro
Caraguatatuba
- Centro
São Sebastião
- Cigarras
- São Francisco
- Arrastão
- Pontal da Cruz
- Deserta
- Porto Grande
- Preta do Norte
LEIA TAMBÉM:
Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que cantor é atropelado no litoral de SP
Vai viajar? Veja o melhor horário para pegar a estrada em SP
Ilhabela
- Itaquanduva
- Itaguaçu
- Portinho
- Feiticeira
- Praia do Julião
Guarujá
- Perequê
Santos
- Ponta da Praia
- Aparecida
- Embaré
- Boqueirão
- Gonzaga
- José Menino
São Vicente
- Milionários
- Gonzaguinha
Praia Grande
- Aviação
- Vila Mirim
- Maracanã
Mongaguá
- Vera Cruz
CLASSIFICAÇÃO DAS PRAIAS
Desde 2001, por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama),as praias são classificadas em duas categorias: própria e imprópria. A categoria Própria é subdividida em “Excelente”, “Boa” e “Satisfatória”.
Essa classificação se baseia na densidade de bactérias fecais medidas em amostras coletadas ao longo de cinco semanas consecutivas, baseado na presença de três indicadores microbiológicos para avaliar a poluição fecal: coliformes termotolerantes (anteriormente conhecidos como coliformes fecais), Escherichia coli e enterococos.