A tradicional queima de fogos da virada do ano garante um show à parte nos céus. Apesar de uma grande diversidade de cores e formatos, os show pirotécnico pode causar situações incômodas a pessoas com hipersensibilidade a barulhos altos e também aos animais. E se cães e gatos sofrem durante a queima de fogos, os tutores certamente passam por momentos complicados para lidar com a situação.
Leia também:
- Réveillon na Paulista terá reforço na segurança; confira a programação
- Prisão de homem que planejava ataque a Brasília é mantida
- Virada do ano: risco de chuva é muito baixo na Grande São Paulo, diz meteorologia
- VÍDEO: Capotamento mata jovem e deixa outro ferido na véspera de Réveillon, na Rodovia Anchieta
De acordo com a CNN Brasil, mesmo que alguns lugares optem por fogos silenciosos, os artefatos sonoros ainda são grande parte dos utilizados na data, fazendo parte da comemoração tradicional dos brasileiros. Desta forma, existem algumas dicas que podem ajudar os tutores de pets a aumentar a sensação de proteção dos animais e a diminuir o desconforto causado pelo estampido dos fogos.
Como ajudar a amenizar o efeito dos fogos de artifício
Segundo a publicação, o Conselho Federal de Medicina Veterinária compartilhou uma série de dicas para auxiliar os tutores nos momentos de celebração.
Assim como os animais muitas vezes representam conforto para seus companheiros humanos, os tutores também são um sinal de conforto para os animais. Com isso, a presença de humanos com os quais os animais estão acostumados já representa um conforto nos momentos de tensão. Abraçar os animais também pode ajudar e fazer com que eles se sintam protegidos. Amarrar uma faixa cruzando o peito do animal, de forma a simular um abraço, também pode ajudar.
Outra indicação é que os pets sejam mantidos em um ambiente fechado que abafe o som. Evite sacadas de prédios e locais abertos que ajudam a intensificar o barulho. Ambientes de isolamento acústico também podem auxiliar nestes momentos. Lembre-se de que cães e gatos têm uma capacidade auditiva maior do que a do ser humano.
Ajude seu pet a ficar relaxado
Atividades relaxantes ao longo do dia também podem ser um bom aliado para ajudar o animal a lidar com o estresse. Faça atividades com seu pet e o ajude a gastar energia e relaxar. Além disso, tente ofertar alimentos e deixar os brinquedos preferidos de seu pet à disposição dele durante a queima de fogos. De preferência, opte por brinquedos grandes e que não esfarelam.
Vale lembrar que, em alguns casos mais complexos, o tratamento medicamentoso pode ser considerado uma opção, desde que amparado pela avaliação e acompanhamento de um veterinário. Não aplique medicações em seus pets sem a avaliação de um profissional devidamente capacitado.