Foco

Três semanas após cirurgia no crânio, Lula passa por novos exames em Brasília: “Melhora progressiva”

Presidente teve que ser operado às pressas pra drenar uma hemorragia intracraniana, no último dia 9

Ele sofreu hemorragia intracraniana
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por novos exames de controle, em Brasília (Reprodução/Instagram @lulaoficial)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por novos exames no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na manhã desta terça-feira (31), três semanas após ser submetido a uma cirurgia de emergência para drenar uma hemorragia intracraniana. Conforme o boletim médico, as análises feitas mostram que o quadro evolui satisfatoriamente.

ANÚNCIO

“A tomografia mostra importante reabsorção da coleção subdural, apresentando melhora progressiva condizente com o ótimo estado do Presidente”, informou o hospital, que ressaltou que Lula “segue sob acompanhamento da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio”.

LEIA TAMBÉM:

Lula sentiu dores de cabeça no fim da noite do último dia 9 de dezembro e foi avaliado no hospital em Brasília. Após constatada a hemorragia, os médicos optaram por transferi-lo para a capital paulista. Na madrugada do dia 10 de dezembro, ele foi submetido a uma craniotomia de emergência, para drenar a hemorragia.

Neste tipo de cirurgia, o paciente fica completamente anestesiado e o médico faz uma incisão no couro cabeludo e com uma broca médica ou serra especial retira um retalho ósseo para acessar o interior da cabeça e realizar o procedimento, como aliviar inchaços com acúmulo de sangue ou tratar de outros problemas. Uma vez feito o tratamento, o osso é reposicionado e fixado novamente na cabeça com parafusos e placas de titânio.

Três dias depois, em 12 de dezembro, Lula passou por um segundo procedimento, em caráter preventivo, para evitar novos sangramentos. No dia seguinte, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e apareceu nas redes sociais caminhando pelos corredores.

No dia 15 de dezembro, ele recebeu alta médica, mas seguiu alguns dias em São Paulo antes de voltar para Brasília.

Os médicos explicaram que a hemorragia intracraniana foi decorrente do acidente doméstico sofrido pelo presidente no último dia 19 de outubro, quando Lula caiu no banheiro do Palácio do Alvorada.

Lula levou pontos na nuca após acidente doméstico
Presidente Lula bateu a cabeça ao cair em banheiro em outubro e, no início de dezembro, passou por cirurgia de emergência para drenar hemorragia (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias