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Destroços do jato que explodiu em Ubatuba são retirados; Cetesb monitora possível contaminação

Prefeitura concluiu remoção da carcaça na noite desta quinta-feira (9) e Cetesb acompanha trabalhos para verificar danos ambientais

A prefeitura de Ubatuba, litoral norte paulista, concluiu a remoção dos destroços do jato que explodiu na praia do Cruzeiro nesta quinta-feira (9). De acordo com a gestão municipal, a carcaça foi retirada por volta das 21h de quinta (9) e, na manhã desta sexta (10), está sendo feita a limpeza do local. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) diz que até o momento, não foi constatado dano ambiental significativo.

“Equipes do Setor de Atendimento a Emergências e da Agência Ambiental de São Sebastião, até o início da noite de ontem (09), prestaram apoio ao Corpo de Bombeiros, Aeronáutica e prefeitura de Ubatuba, no atendimento ao acidente com o avião de pequeno porte que caiu na praia do Cruzeiro. Os técnicos orientaram na colocação de barreiras de contenção e material absorvente em volta da aeronave, para evitar eventual vazamento de óleo e combustível”, diz a Cetesb em nota.

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A companhia orientou a prefeitura para a remoção do solo impactado pelo avião, já que foi contaminado pelo combustível que estava na aeronave. Após a conclusão dos trabalhos emergenciais, a Cetesb avaliará as próximas medidas administrativas.

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Segundo a prefeitura de Ubatuba, a praia do Cruzeiro não é um local indicado para banho, fica no centro da cidade e é uma região de passeio. A gestão municipal pede atenção da população que passa pela região, pois podem haver interdições no trânsito para a conclusão da limpeza.

O acidente aéreo deixou um morto - o piloto, Paulo Seghetto - e quatro feridos - Mireylle Fries (filha do produtor rural Milton Fries), seu marido, Bruno Almeida Souza, e os dois filhos do casal, um menino e uma menina. Todos os integrantes da família seguem internados em Caraguatatuba, para onde foram transferidos.

O avião, modelo Cessna Citation 525 CJ1, tentou pousar no aeroporto de Ubatuba, em momento de chuva e pista molhada. Segundo a Rede Voa, concessionária que administra o aeródromo, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado e a cabeceira 9 e explodiu na orla da praia do Cruzeiro, perto de uma pista de skate.

O modelo pousou em uma pista operacional com quase 300 metros de extensão a menos do que o indicado para locais molhados, de acordo com o manual da aeronave. O documento indica que a faixa de pouso operacional deve ter ao menos 838 metros de extensão quando o local está molhado. A parte operacional da pista utilizada pelo piloto apresenta, contudo, apenas 560 metros de extensão.

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