Apesar de um decreto do prefeito Ricardo Nunes proibindo o serviço de mototáxi na cidade de São Paulo, a empresa de transportes por aplicativo 99 anunciou nesta terça-feira, 14 de janeiro, o início das operações da modalidade na capital paulista. Conforme publicado pelo G1, o decreto de Nunes foi publicado no ano de 2023.
ANÚNCIO
Leia também:
- Trens operam com velocidade reduzida na Linha 10-Turquesa da CPTM após furto de cabos, no ABC Paulista
- Inquérito concluiu que PM ‘assumiu risco de matar’ adolescente ao dar coronhada em irmão, em SP
- IPVA de São Paulo: carros com placa final 2 devem pagar 1ª parcela ou cota única
- Resultado da Lotofácil: quatro apostas dividem prêmio de R$ 5 milhões
Conforme a publicação, o anúncio foi realizado por meio de um comunicado à imprensa, revelando a disponibilização do serviço 99Moto a partir das 9h desta terça-feira (14). A primeira viagem da modalidade foi realizada entre o bairro Rio Pequeno, na região oeste da cidade, ao Osasco Plaza Shopping, na Grande São Paulo. O percurso de 6,8km foi realizado em 12 minutos e o valor da corrida ficou em R$10.
Respaldo na Lei Federal
Para operar com o serviço na cidade de São Paulo, a 99 afirma ter respaldo na Política Nacional de Mobilidade Urbana, por meio da qual a prefeitura poderia apenas regulamentar e fiscalizar o serviço, mas não o proibir.
“A legislação estabelece que as prefeituras podem regulamentar e fiscalizar a atividade com exigências específicas, mas não podem proibi-la. Já existem mais de 20 decisões judiciais confirmando esse entendimento, que é confirmado também pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em decisões de repercussão geral”, afirma a empresa.
Em resposta, o prefeito Ricardo Nunes se pronunciou durante um evento na zona sul da cidade e pediu para que a população não utilize o serviço pois “vai ser uma carnificina na cidade”.