A exemplo da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que mergulhou nas águas do Rio Sena para demonstrar a qualidade da água antes das Olimpíadas de 2024, o prefeito de Guarujá (SP), Farid Madi, bebeu água do mar para provar a limpeza das praias da região após um surto de virose que atingiu o litoral de São Paulo.
ANÚNCIO
Leia também:
- Pesquisa: 65,7% dos eleitores rejeitam entrada de Gusttavo Lima na política
- Policial penal é achado morto após ser sequestrado em SP; suspeita é que tenha sido ‘julgado’ pelo PCC
- IPVA SP: hoje é dia dos carros com placa final 3 pagarem 1ª parcela ou quitarem à vista
- Diretório do PT de Diadema sofre ação de vandalismo
Conforme publicado pelo G1, o momento foi filmado e compartilhado nas redes sociais do prefeito, que fez uma publicação para convidar turistas após grande parte das reservas em hotéis da Baixada Santista serem canceladas por causa do surto de virose. O registro em questão foi feito na Praia de Pitangueiras ao longo do último domingo.
Na publicação de Farid Madi o prefeito também reforça que medidas de segurança foram tomadas na cidade, e que o policiamento no local foi reforçado e conta com câmeras de segurança. Veja:
Esgoto clandestino
Inicialmente a Prefeitura de Guarujá informou que a contaminação no mar poderia ter sido causada pelo escoamento de esgoto clandestino nas águas. Esta contaminação seria uma das causas do aumento significativo de casos de virose entre pessoas que estiveram na região durante o período das festas de fim de ano. Em determinado momento, a administração municipal chegou a notificar a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para que verificações fossem realizadas na região.
Uma análise de amostras coletadas na Baixada Santista confirmou que os casos foram causados pelo norovírus. Após baixa nos registros de casos, foi declarado o fim do surto de virose na região.