O temporal de sexta-feira (24) teve o terceiro maior volume de chuva da história da capital paulista, segundo a Defesa Civil. Em apenas duas horas, foi registrado um acumulado de 125,4 milímetros. A região mais afetada foi a Zona Norte, onde carros foram arrastados pela força da água e ficaram uns sobre os outros, ruas ficaram alagadas e uma estação do Metrô foi completamente inundada.
ANÚNCIO
De acordo com a Enel, na manhã deste sábado (25), 33.263 imóveis seguiam sem energia, tanto na Capital, quando em cidades da Grande São Paulo, como Santo André, Osasco e Embu das Artes. A companhia explicou que, por conta de quedas de árvores, alguns trechos da rede elétrica foram danificados. Técnicos trabalham para restabelecer o serviço.
O temporal alagou muitas ruas, principalmente na Zona Norte. Carros foram arrastados pela água e alguns ficaram sobre os outros.
Conforme a Defesa Civil, dos 125,4 mm registrados, o acumulado de 82mm ocorreu entre 15h e 16h, sendo que esse foi o maior volume computado em apenas 1 hora desde 25 de julho de 2006.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: Desesperado, passageiro se despede da família em enxurrada no Metrô; Linha 1-Azul tem operação parcial
- Vídeo: Passageiros se penduram em grades para fugir de alagamento em estação da Linha Azul do Metrô
- Enchente em SP: 2 pessoas isoladas em carro, passageiros ilhados em estação e desabamento em shopping; assista
- Alerta severo da Defesa Civil de São Paulo sobre fortes chuvas assusta internautas: “Cena de filme”
A circulação de trens foi interrompida na linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no trecho entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista “por motivo de alagamento na via”. Nesta manhã, a operação é normal.
Na Linha 1-Azul do Metrô, a Estação Jardim São Paulo - Ayrton Senna foi invadida por uma enxurrada, deixando passageiros ilhados. Muitos tiveram que se pendurar em grades e corrimões para não serem levados pela força da água (veja no vídeo abaixo).
ANÚNCIO
Por conta da inundação, equipes do Metrô ainda drenam alguns pontos com água acumulada, a Linha 1-Azul opera apenas no trecho entre Jabaquara e Santana. O sistema Paese foi acionado para atender os passageiros entre as estações Tucuruvi e Jardim São Paulo,
A companhia lamentou o ocorrido e afirmou que “apesar do alto volume de chuvas, as demais linhas da empresa funcionaram sem intercorrências e vão operar normalmente neste sábado”.
Telhado de shopping desaba
Uma parte do teto do shopping Center Norte, na Zona Norte, desabou na tarde desta sexta-feira. Um vídeo que flagrou a situação viralizou nas redes sociais (veja abaixo).
Apesar do susto, a administração do estabelecimento comercial informou que ninguém ficou ferido.
“O Shopping Center Norte informa que as fortes chuvas desta tarde provocaram vazamento e isolamento de algumas áreas pelo empreendimento. Esclarece ainda que as medidas necessárias estão sendo tomadas pelas equipes do shopping, e as áreas serão liberadas em breve. O shopping reitera que apesar do ocorrido com o alto volume e força das chuvas, não houve incidentes com vítimas”, destacou o empreendimento, em nota.