Foco

EUA podem ser investigados pela PF por condições de deportados

Primeiro passo já foi dado, a abertura de um “registro de fato”

Medida foi tomada pelo governo brasileiro porque oficiais americanos algemaram os deportados, mas ministro da Justiça determinou retirada.
FAB envia avião para transportar deportados vindos dos EUA de Manaus até Belo Horizonte (Reprodução/FAB)

A Polícia Federal (PF) pode abrir investigação formal sobre os deportados vindos dos EUA. Nesta segunda-feira (27), foi dado o primeiro passo, um “registro de fato” para averiguar se houve abusos contra os 88 brasileiros deportados pelo governo Donald Trump, na última sexta-feira (24). Investigadores ouviram alguns integrantes do voo, depois de uma confusão com a escala da aeronave no Aeroporto de Manaus (AM).

ANÚNCIO

Os brasileiros relataram problemas com alimentação, falhas técnicas em aeronave, maus-tratos e agressões no voo que saiu dos EUA e fez escala em Manaus. O destino final foi o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), mas em aeronave da FAB, já que o avião vindo dos EUA apresentava falhas técnicas no sistema de ar condicionado.

Na capital amazonense, a cena de alguns passageiros descendo da aeronave algemados e acorrentados pelos pés causou reação do Itamaraty, que prometeu cobrar o governo dos Estados Unidos sobre o procedimento, por uma possível violação de acordo entre os dois países para a deportação de brasileiros ilegais por lá.

Segundo o Itamaraty, o procedimento é praxe do governo americano durante os voos, mas nunca em solo.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias