A Polícia Federal (PF) pode abrir investigação formal sobre os deportados vindos dos EUA. Nesta segunda-feira (27), foi dado o primeiro passo, um “registro de fato” para averiguar se houve abusos contra os 88 brasileiros deportados pelo governo Donald Trump, na última sexta-feira (24). Investigadores ouviram alguns integrantes do voo, depois de uma confusão com a escala da aeronave no Aeroporto de Manaus (AM).
ANÚNCIO
Os brasileiros relataram problemas com alimentação, falhas técnicas em aeronave, maus-tratos e agressões no voo que saiu dos EUA e fez escala em Manaus. O destino final foi o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), mas em aeronave da FAB, já que o avião vindo dos EUA apresentava falhas técnicas no sistema de ar condicionado.
Na capital amazonense, a cena de alguns passageiros descendo da aeronave algemados e acorrentados pelos pés causou reação do Itamaraty, que prometeu cobrar o governo dos Estados Unidos sobre o procedimento, por uma possível violação de acordo entre os dois países para a deportação de brasileiros ilegais por lá.
Segundo o Itamaraty, o procedimento é praxe do governo americano durante os voos, mas nunca em solo.