Foco

Vídeo: Câmeras de reconhecimento facial ajudaram na prisão de integrante da máfia chinesa no centro de SP

As câmeras de reconhecimento facial, parte do projeto Smart Sampa, flagraram o integrante do grupo caminhando pelas ruas do Centro de São Paulo.

Imagens da prisão foram registradas por câmeras de segurança.
Imagens da prisão foram registradas por câmeras de segurança. Imagens da prisão foram registradas por câmeras de segurança. (Divulgação - Prefeitura de SP.)

Câmeras de segurança de reconhecimento facial do programa Smart Sampa ajudaram na identificação e prisão de um integrante do Grupo Bitong, braço da Máfia Chinesa, na região centra de São Paulo. O homem, identificado como Lin Xianbin, de 52 anos, estava foragido desde 2023.

ANÚNCIO

Leia também:

Em comunicado à imprensa, a Prefeitura de São Paulo divulgou as imagens que levaram à prisão do homem. Lin Xianbin foi condenado a 18 anos de prisão por extorsão mediante sequestro e associação criminosa. Ele cumpria pena na Penitenciária Cabo PM Marcelo Pires da Silva, em Itaí, e não retornou à unidade prisional após a saída temporária de Natal do ano de 2023.

A prisão ocorreu na tarde da última terça-feira, dia 28 de janeiro, na região da Rua 25 de Março.

Veja as imagens que levaram à identificação do foragido:

Grupo Bitong

Conforme a publicação, o Grupo Bitong é uma organização criminosa ligada à Máfia Chinesa, conhecida por usar de violência extrema com sequestros, ameaças e execuções de suas vítimas. Investigações recentes revelaram que integrantes do grupo praticam o crime de extorsão contra outros chineses que trabalham na venda de capinhas de celular nas regiões de comércio popular do centro de São Paulo.

A quadrilha exigia dinheiro para que comerciantes continuassem operando seus negócios na região. Para convencê-los, eles sequestravam parentes das vítimas e ameaçavam denunciar possíveis irregularidades nas lojas. Segundo as informações enviadas à imprensa, o grupo operava a partir de um apartamento na Rua Senador Queiroz, na região central de São Paulo, no qual as vítimas eram coagidas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias