Câmeras de segurança de reconhecimento facial do programa Smart Sampa ajudaram na identificação e prisão de um integrante do Grupo Bitong, braço da Máfia Chinesa, na região centra de São Paulo. O homem, identificado como Lin Xianbin, de 52 anos, estava foragido desde 2023.
ANÚNCIO
Leia também:
- Médico de hidrolipo que levou à morte paciente em SP é caçado pela polícia
- Matrículas pelo Sisu 2025 são prorrogadas até a próxima segunda-feira
- Homem agride a própria mãe com socos por conta de volume da TV e é preso no interior de São Paulo
- Jovem de 25 anos morre afogado em cachoeira durante passeio com os amigos em Votorantim, SP
Em comunicado à imprensa, a Prefeitura de São Paulo divulgou as imagens que levaram à prisão do homem. Lin Xianbin foi condenado a 18 anos de prisão por extorsão mediante sequestro e associação criminosa. Ele cumpria pena na Penitenciária Cabo PM Marcelo Pires da Silva, em Itaí, e não retornou à unidade prisional após a saída temporária de Natal do ano de 2023.
A prisão ocorreu na tarde da última terça-feira, dia 28 de janeiro, na região da Rua 25 de Março.
Veja as imagens que levaram à identificação do foragido:
Grupo Bitong
Conforme a publicação, o Grupo Bitong é uma organização criminosa ligada à Máfia Chinesa, conhecida por usar de violência extrema com sequestros, ameaças e execuções de suas vítimas. Investigações recentes revelaram que integrantes do grupo praticam o crime de extorsão contra outros chineses que trabalham na venda de capinhas de celular nas regiões de comércio popular do centro de São Paulo.
A quadrilha exigia dinheiro para que comerciantes continuassem operando seus negócios na região. Para convencê-los, eles sequestravam parentes das vítimas e ameaçavam denunciar possíveis irregularidades nas lojas. Segundo as informações enviadas à imprensa, o grupo operava a partir de um apartamento na Rua Senador Queiroz, na região central de São Paulo, no qual as vítimas eram coagidas.