Nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro, o ex-Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, de 69 anos, foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PG) por tentativa de golpe de Estado em 2022.
ANÚNCIO
Bolsonaro é acusado pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima, e deterioração de patrimônio tombado.
Se o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar a denúncia, o ex-Presidente se tornará réu e passará a responder a um processo penal no tribunal. A denúncia, assinada pelo procurador-geral Paulo Gonet, será analisada pela Primeira Turma da Corte, após ser liberada pelo relator, o Ministro Alexandre de Moraes.
Leia também:
Áudios flagram psicólogas debochando de criança autista em hospital de São Paulo
Tentativa de assassinato fake: saiba quanto ex-prefeito de Taboão da Serra teria pago aos suspeitos
ANÚNCIO
General Braga Netto, ex-ministro e ex-vice na chapa de Bolsonaro, o ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, e mais 31 pessoas também foram denunciadas.
A acusação representa a etapa mais avançada de uma investigação contra Bolsonaro no Supremo. Nos últimos anos, a Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-Presidente cometeu crimes em ao menos cinco investigações que tramitam no tribunal, sendo indiciado em três delas.
Com informações do CNN Brasil e G1.