Os brasileiros Rafael Seirafe Novaes e Beatriz Rapoport de Campos Maia foram detidos no Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos, depois que tentaram embarcar à força em um voo que seguia para Cancún, no México. O casal é acusado de estar atrasado e agredir funcionários da companhia aérea American Airlines. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o rapaz foi rendido pelos policiais (assista abaixo).
ANÚNCIO
LEIA TAMBÉM:
- Jovem mata a mãe a facadas após ser repreendido por ir a baile de carnaval, no ABC Paulista
- VÍDEO: Adolescente diz que estava sendo perseguida e some após embarcar em ônibus, na Grande SP
- VÍDEO: Motorista atropela, mata menino e foge sem prestar socorro, na Zona Leste de São Paulo
O caso ocorreu no domingo (2). Conforme a emissora emissora NBC Miami, os brasileiros chegaram atrasados ao aeroporto e exigiram embarcar assim mesmo. Enquanto discutiam com funcionários da companhia aérea, teriam jogado café no rosto de um deles e acabaram sendo detidos. A dupla só foi liberada na manhã de segunda-feira (3).
Em nota, a American Airlines lamentou o ocorrido e ressaltou que o caso é apurado pela polícia. “Atos de violência não são tolerados pela American Airlines e estamos comprometidos em trabalhar em estreita colaboração com a polícia em sua investigação”, disse a empresa.
Outro lado
Já o advogado Guilherme Hayama, que defende os brasileiros, negou ao site UOL que os seus clientes estivessem atrasados e que agrediram os funcionários. Ele explicou que houve um mal-entendido, pois o casal estava sentado na saída de emergência e, como não é fluente em inglês, não entendeu que não podia estar ali.
“Uma funcionária da American Airlines, extremamente grosseira, perguntou: ‘Você é fluente em inglês?’. Rafael respondeu em inglês que entende bem, mas não poderia afirmar que é fluente. Eles pagaram um valor extra para sentar ali, onde os assentos são mais largos. E a American Airlines não apresentou uma alternativa”, explicou Guilherme.
Segundo o defensor, depois disso a funcionária disse que os brasileiros não podiam embarcar e a confusão começou, mas o café não foi arremessado de propósito. “Isso é uma mentira. Beatriz estava segurando o café na mão, esbarraram nela e o café caiu”, justificou.
ANÚNCIO
Hayama disse que os brasileiros são de Santos, no litoral paulista, e só estavam em Miami para fazer a conexão até Cancún. As malas deles, inclusive, foram despachadas e uma mochila também foi perdida durante a confusão no aeroporto.
Por fim, o defensor destacou que Rafael sofreu escoriações pela forma com que foi detido. “Ainda vamos discutir as medidas cabíveis”, disse ele.