Climatério e menopausa são assuntos que fazem parte da vida da mulher a partir dos 40 anos. E um dos sinais pode ser ter de lidar com a libido baixa.
Os sintomas que começam a aparecer nessa fase parecem com TPM, mas já são sintomas de climatério e para muitas mulheres trazem sofrimentos, medos e inseguranças. A baixa de libido é um dos assuntos que mais atendo em consulta.
O climatério é a transição da fase reprodutiva para fase não reprodutiva, ou seja, antecede a menopausa, que é confirmada após 12 meses sem menstruar.
O climatério é o início de uma jornada de redescobertas e transformações
As oscilações hormonais trazem além de mudanças físicas bem como uma avalanche de emoções e desafios e a libido é uma delas. Mas acredite não é o fim do mundo: não precisa se desesperar pois tem solução sim!
A libido tem um declínio, impactando não só a vida sexual, mas também a autoestima, a autoconfiança e a conexão com o próprio corpo.
As terapias naturais são muito eficazes para reacender a chama da libido e, assim, despertar o brilho interior que reside em cada mulher.
O acontece com nosso corpo?
- Alterações Hormonais: A queda na produção de estrogênio e testosterona influencia diretamente a lubrificação vaginal e nossa mente já começa a entender que não existe mais desejo e isso faz com que nossos pensamentos negativos tomem conta de nós, entendendo que não vou ter mais desejo, não é assim que acontece? Quem concorda?
- Fatores Psicológicos: Estresse, ansiedade, depressão assim como baixa autoestima podem inibir a libido e a conexão com o corpo.
- Estilo de Vida: Falta de atividade física, má alimentação, cigarro em excesso e, além disso, consumo excessivo de álcool contribuem para a queda da libido.
Visitar seu médico para saber como estão seus exames pode ser interessante para entender de fato o que está acontecendo com seu corpo, incluir atividade física e cuidar da alimentação também e a saúde mental.
4 ferramentas naturais para lidar com libido baixa na menopausa
- Aromaterapia: o óleo essencial de Ylang Ylang pode ser um grande aliado para trazer mais autoestima, amor-próprio e brilho interior. Isso porque além de ser afrodisíaco e contribuir para manter a chama do desejo acesa.
- Fitoterapia: Maca Peruana é um excelente para essa fase. Eu mesma uso há alguns anos e sinto a diferença. No meu caso foi prescrito pela minha terapeuta em ginecologia natural.
- Meditação e Respiração: Técnicas como a meditação mindfulness e exercícios de respiração ajudam e controlam o estresse, a ansiedade e promovem o autoconhecimento, intensificando a conexão com o corpo e a sexualidade.
- Exercícios com a dança trazem essa conexão com seu corpo, busque alguma atividade como dança do ventre por exemplo que podem ajudar a trazer essa conexão com o corpo.
Lidar com a libido baixa na menopausa: tempo de despertar seu prazer pela vida
A libido é apenas um aspecto da sexualidade feminina. Nessa fase da vida, é fundamental ampliar o olhar e buscar o prazer de outras maneiras:
- Conexão consigo mesma: Dedique tempo para atividades que te tragam alegria e realização, seja um hobby, cursos, retiros e vivências, leituras.
- Relacionamentos saudáveis: Cultive relacionamentos que nutrem com amizades, pares e familiares. O afeto, o diálogo e a cumplicidade são essenciais para nosso bem-estar e equilíbrio emocional.
- Sonhos e projetos: Retome antigos sonhos ou inicie novos projetos que te motivem e te façam sentir viva. A realização pessoal contribui para trazer mais auto confiança e autoestima.
- Sexualidade sem pressão: Explore sua sexualidade sem cobranças ou expectativas. Experimente novas sensações, converse com seu par e busquem o prazer mútuo.
- Busque ajuda profissional: Procure alguém que possa te auxiliar nesse processo, como, por exemplo, terapeutas integrativos, terapeutas especializados em sexualidade, psicólogos e profissionais da área da saúde podem fazer a diferença nesse momento.
A baixa libido não te define, é apenas uma fase que pode ser superada com ferramentas e apoio.
O climatério e a menopausa podem ser momentos de novas descobertas, possibilidades, transformações e muito autoconhecimento.
Se você estiver em busca de suporte e quiser se conectar com outras mulheres para entender melhor essa fase, vem com a gente na Jornada Terapêutica Menopausa com (c)alma, tenho certeza que será transformador.
Vamos juntas!
Solange Lima
Terapeuta integrativa e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia e Reiki. Realiza atendimentos online.
atendimento.sol08@gmail.com