Personare

Os signos não mudaram Entenda o equívoco

O suposto “erro” do zodíaco astrológico é ressuscitado de tempos em tempos e tende a fazer sucesso entre os desprevenidos. Se os autores destas matérias tivessem o cuidado mínimo de consultar quem entende do assunto, poderiam se poupar de expor a si mesmos.

Publicidad

E isso é algo sabido por qualquer astrólogo com um mínimo de conhecimento. Astrônomos – que em geral não gostam da Astrologia e não acreditam nela – também sabem disso.

Ronaldo Rogério Mourão, um dos maiores astrônomos brasileiros, falecido há pouco tempo, chegava a se irritar quando alguém criticava a Astrologia a partir deste suposto “erro” dos signos. Mourão não acreditava em Astrologia, mas sabia que não é a partir deste ponto que se pode criticar o assunto.

Diferenças entre signos e constelações explica porque os signos não mudaram na Astrologia

Eles não “viam” um Leão quando desenharam a constelação do Leão. Eles não achavam que havia um leão no céu. Subestimar os antigos como se fossem ignorantes supersticiosos é outro erro comum.

Você já parou para ver as constelações e procurar o desenho dos signos nela? É preciso forçar bastante a barra para ver uma Virgem na Constelação de Virgem. Dentre todas as constelações, a que mais parece com um signo é a do Escorpião.

Além disso, as constelações têm tamanhos muito desiguais. Os antigos sabiam muito bem que as constelações não eram os signos da Astrologia.

O que acontece é simples: algumas constelações celestes têm nomes iguais aos dos signos da Astrologia. Mas quando alguém fala do signo de Câncer, por exemplo, não é a mesma coisa de se referir à constelação do Caranguejo.

Deste modo, ainda que as constelações tenham mudado de lugar ao longo de dois mil anos, isso não muda nada para a Astrologia Ocidental.

Signos não mudaram, o seu Mapa Astral continua igual

Publicidad

Signos astrológicos são projeções a partir da Terra. Você já parou para pensar o que são os trópicos de Capricórnio e o de Câncer? São signos. Estes signos – todos os doze – estão na Terra, e não no céu. O que está no céu são os planetas, cujas posições são interpretadas a partir dos ângulos que fazem em relação à Terra.

Deste modo, esqueça o tal “zodíaco da NASA”. A NASA não tem um “zodíaco” oficial. As constelações, para os astrônomos, nada mais são do que convenções culturais.

O alinhamento entre o Sol e uma determinada constelação não tem a menor importância para a Astrologia, e nenhum astrólogo de qualidade confunde uma coisa com a outra. Só quem insiste em confundir este tipo de coisa são repórteres mal informados.

Publicidad

A Astrologia é uma aplicação prática da Geometria, assim como a Música é uma aplicação prática da Aritmética. Estes quatro saberes (Astrologia, Geometria, Música e Aritmética) faziam parte da estrutura conhecida como “quadrivium” – as matérias ensinadas no início do processo educativo, pelas escolas da antiguidade.

Tudo isso exposto, o que me resta afirmar convictamente é: sim, seu signo é exatamente aquele que você pensa.

Publicidad
Publicidad

Alexey Dodsworth

Astrólogo e autor de análises de Astrologia, Tarot e Runas do Personare. Sua afinidade com temas esotéricos se alinha com sua defesa à liberdade de saberes, sejam eles científicos ou não.

alexey-revista@personare.com.br

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias