Estima-se que existem mais de 10.000 religiões diferentes ao redor do mundo atualmente. Entretanto, 84% da população mundial está filiada a um desses 4 grandes grupos religiosos. Vamos ver quais são?
1) Cristianismo (2.4 bilhões de seguidores)
O cristianismo é uma religião abraâmica monoteísta. Ou seja: sua prática tem origem no personagem bíblico de Abraão e os cristãos acreditam na existência de apenas um Deus. Suas leis estão baseadas na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento, que é a segunda parte da Bíblia. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor. A religião tem três vertentes principais: o Catolicismo Romano, a Ortodoxia Oriental e o Protestantismo (que é dividido em grupos menores chamados de ‘denominações’).
2) Islamismo (1.8 bilhões de seguidores)
Assim como o cristianismo, o islamismo – ou Islão – é uma religião abraâmica monoteísta. Segundo os muçulmanos, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão, sendo precedido por Jesus, Moisés, Davi, Jacó, Isaac, Ismael e Abraão. Sua prática está baseada no Alcorão, seu livro sagrado, que seus praticantes acreditam ser a palavra de Alá (Deus).
3) Hinduísmo (1.2 bilhões de seguidores)
O hinduísmo é uma tradição religiosa que se originou no subcontinente indiano. Em um sentido mais abrangente, o hinduísmo engloba o bramanismo, isto é: a crença na ‘Alma Universa’; em um sentido mais específico, se refere ao mundo cultural e religioso ordenado por castas da Índia. Seu vasto corpo de escrituras inclui o Bhagavad Gītā, narrado pelo deus Krishna, que tornou-se bastante popular no ocidente após ser aderido por celebridades como George Harrison, dos Beatles, nos anos 60.
4) Budismo (520 milhões de seguidores)
O budismo é uma filosofia ou religião não teísta que surgiu originalmente na Índia por volta do século VI a.C. e abrange diversas tradições, crenças e práticas baseadas nos ensinamentos, o ‘Darma’, de Siddhartha Gautama, intitulado de Buddha. É dividido em três grandes tradições: theravada, mahayana e vajrayana. Essas tradições englobam as mais diversas escolas budistas como o zen, terra pura, kadampa e o budismo tibetano.