Um vídeo que mostra uma guarda florestal de Kerala, na Índia, capturando uma cobra de forma segura durante um treinamento voltou a ser notícia.
De acordo com o Yahoo News, o treinamento contou com a participação de um total de 318 funcionários, incluindo 23 mulheres, que receberam certificados em “manuseio de cobras”.
Além da prova prática, os oficiais eram instruídos a lavar as mãos antes e depois de manusear uma cobra. O mais aconselhável era usar luvas, manter uma boa distância e apenas ter uma aproximação se o réptil não apresentar comportamento agressivo.
É importante lembrar que segundo a Lei 9.605/1998 em seu artigo 29 é crime: Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente ou em desacordo com a obtida.
Segundo informações dos Bombeiros para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, nunca se deve tentar capturar uma cobra. A sugestão é ligar para os Bombeiros (193) e, em caso de picada, é recomendado filmar o animal, dando um zoom, aproximando ao máximo, principalmente da cabeça, para que se possa identificar a espécie da cobra.