Pesquisadores alertaram que o habitat dos ornitorrincos encolheu quase um quarto em apenas três décadas.
ANÚNCIO
Conhecido por seu bico semelhante ao de um pato, o mamífero é encontrado em sistemas fluviais no leste da Austrália. Entretanto, segundo a BBC, a intervenção humana nesses cursos de água, as secas graves e a introdução de predadores devastaram seus habitats.
Grupos conservacionistas – além dos próprios pesquisadores – pediram que a Austrália classifique as espécies como ameaçadas nacionalmente. A perda de habitat foi de 22% – ou cerca de 200.000 km² – desde 1990, de acordo com a equipe da UNSW.
«Proteger o ornitorrinco e os rios dos quais ele depende deve ser uma prioridade nacional para um dos animais mais icônicos do mundo.» – Declarou o professor Richard Kingsford, autor e líder da pesquisa.
VEJA MAIS:
◦ Jacaré monstruoso de 320 kg é encontrado nos Estados Unidos
◦ Roedor gordinho decide tirar uma soneca após ficar preso em um comedouro para pássaros
◦ Fotos: gato espanta elefante de 4 toneladas que entrou em seu jardim para roubar sua comida
O estado de New South Wales viu uma queda de 32% nas observações de ornitorrincos nos últimos 30 anos, seguido pelos estados de Queensland (27%) e Victoria (7%), aponta a pesquisa. Em algumas áreas próximas à cidade de Melbourne, no entanto, a taxa é de até 65%.
ANÚNCIO
O ornitorrinco está listado como ‘quase ameaçado’ na Lista Vermelha da IUCN, mas os conservacionistas esperam forçar mais ações nos níveis federal e estadual. No início de novembro de 2020, o painel consultivo científico de Victoria recomendou que o estado listasse oficialmente as espécies como vulneráveis.
Tanto a pesquisa da UNSW quanto o painel vitoriano alertaram que as mudanças climáticas apenas exacerbaram as ameaças às espécies, especialmente por causa da seca.
O gabinete da Ministra do Meio Ambiente, Sussan Ley, afirmou que o governo já havia comprometido quase R$ 4 milhões para proteger os ecossistemas do ornitorrinco. A chamada para listá-lo como espécie ameaçada seria considerada.