Um vídeo postado no TikTok mostra uma mulher escrevendo um plano detalhado para seu companheiro seguir durante uma visita ao supermercado. Com imagens dos produtos desejados dando indicações claras sobre o que o homem deve comprar, ela fez com que a #weaponizedincompetence voltasse a ser assunto nas redes sociais.
Conforme notícia divulgada pelo Daily Mail, o termo foi utilizada pela primeira vez em meados dos anos 90 para indicar situações em que os homens “alegam não ter conhecimento” sobre como determinada tarefa é desempenhada para que sua companheira a realize.
Agora, a hashtag ganha força após mulheres, principalmente nos EUA, compartilharem vídeos mostrando que não tem qualquer esperança de verem os companheiros ajudando nas tarefas domésticas. Alguns vídeos contam com mais de três milhões de visualizações, chamando atenção dos usuários.
Para especialistas, essa é uma estratégia que alguns homens usam para não fazer as tarefas domésticas
Estudiosos sobre questões de gênero afirmam que a tática da “incompetência performativa” é uma estratégia frequentemente utilizada por homens que não tem a intenção de dividir igualmente o trabalho doméstico.
Para Francine M. Deutsch, professora emérita de Psicologia no Mount Holyoke College, em Massachusetts, “A incompetência performativa tem suas recompensas. Permitindo que os homens justifiquem a distribuição do trabalho doméstico com base no gênero”.
Já são vários vídeos marcados com a hashtag que mostram as mais diversas situações. Nos milhares de comentários, é possível notar mulheres que afirmam estar em situações semelhantes ou que relataram terem passado por algo do tipo em relacionamentos anteriores.
Enquanto algumas levaram o debate para dentro de casa, chegando a casos de separação, outras relatam ter se conformado com o fato de que muitas vezes é mais fácil, e menos estressante, fazer as tarefas por conta própria sem contar com o auxilio de seus parceiros e equilibrar as tarefas com coisas que os parceiros sabem fazer e elas não.
“Meu marido não pode cozinhar para sua própria sobrevivência, mas ele sabe fazer algumas coisas que eu não sei. Ele está arrumando o gesso da nossa parede hoje. Equilíbrio”, relatou uma mulher nos comentários.
“Meu ex me disse que eu não lavei a roupa dele direito... Nunca mais fiz isso. Problema resolvido”, esclareceu outra.