A turca Rumeysa Gelgi, de 24 anos, foi reconhecida como sendo a mulher mais alta do mundo após medir mais de 2,10 metros de altura. Ela agora busca inspirar outras pessoas a se ‘aceitarem como são’.
ANÚNCIO
Conforme publicação realizada pelo The Mirror, a jovem turca foi oficialmente reconhecida como a mulher mais alta do mundo pelo Guinness World Records. Sua altura se deve a um sintoma da síndrome de Weaver, que causa o crescimento acelerado.
Casos como o Rumeysa são extremamente raros. Estima-se que a síndrome de Weaver afete somente cerca de 50 pessoas em todo o mundo.
Apesar de poder caminhar normalmente, Rumeysa utiliza uma cadeira de rodas devido a problemas de mobilidade causados por sua condição. Ela nasceu com uma grave escoliose, o que causa uma curvatura em sua coluna.
Turca de 24 anos é a mulher mais alta do mundo
Segundo informações disponibilizadas no site de Rumeysa, a síndrome de Weaver é geralmente causada por uma mutação no gene EZH2 e conta com diversos sintomas como crescimento acelerado, maturação esquelética, orelhas grandes, deficiência neurológica e anormalidades nos membros.
Confira também:
- Brasileiro entra para o livro dos recordes após reconstruir o casco de um jabuti
- Mãe surpreende seguidores ao compartilhar fotos com suas filhas
- Avós ‘mais novos do Reino Unido’ receberam a primeira neta aos 33 e 35 anos de idade
- Golden Retriever conquista um recorde mundial brincando com bolas de tênis
No entanto, este não foi o primeiro recorde de Rumeysa, que em 2014 foi eleita como a adolescente mais alta viva. Desde então, ela utiliza a internet para conscientizar pessoas sobre doenças raras e ajudar os portadores a se aceitar.
ANÚNCIO
“Cada desvantagem pode se transformar em uma vantagem para você, então aceite-se como você é, esteja ciente do seu potencial e dê o seu melhor”, declarou a jovem.
Para Craig Glenday, editor-chefe do Guinness World Records, o retorno de Rumeysa ao livro é bem-vindo. “Seu espírito indomável e orgulho em se destacar na multidão é uma inspiração. A categoria de mulher viva mais alta não é uma das que muda de mãos com frequência, então estou animado em compartilhar essa notícia com o mundo”, declarou.
Assim como Rumeysa, o homem mais alto do mundo também vive na Turquia. Kosen, que é curdo, mede 2,51 metros. Sua altura incomum foi atribuída a um tumor cerebral que afeta a glândula pituitária.