Um vulcão localizado na região sul do Japão entrou em erupção lançando uma grande quantidade de cinzas. Até o momento não foram registrados mortos ou feridos nos arredores do vulcão, que é um conhecido ponto turístico da região. As autoridades emitiram alertas para fluxos de lava e queda de rochas.
ANÚNCIO
Conforme notícia publicada pelo Metro Uk, o Monte Aso é um conhecido destino turístico e sua erupção fez com que os turistas precisassem ser removidos às pressas do local.
As imagens impressionantes mostram o momento em que o vulcão, localizado em Kumamoto, expele cinzas que criam uma coluna de fumaça com mais de 3 quilômetros de altura. Os visitantes que caminhavam nas proximidades do local fugiram das cinzas, que podem ser vistas a longa distância.
Autoridades alertam para fluxos de lava e rochas vulcânicas
Conforme a Agência Meteorológica do Japão, o nível de alerta do vulcão aumento para 3, em um escala de 5. As pessoas foram orientadas a não se aproximarem da região após a erupção que ocorreu as 11:45 horas (horário local).
A agência ainda alerta que o vulcão pode expelir fluxos de rochas vulcânicas em um raio aproximado de 0,6 milhas da cratera. Este alerta é válido para a cidade de Aso e outras duas cidades vizinhas na região centro-norte de Kyushu. As cinzas expelidas pelo vulcão podem atingir as cidades próximas.
Confira também:
- Lava expelida pelo Vulcão Cumbre Vieja se espalha por pelo menos 656 hectares
- Foram registrados ao menos 20 mortos após terremoto de magnitude 5,7 atingir o Paquistão
- Creta é atingida por um novo terremoto de magnitude 6,3
- ‘Caverna dos horrores’ é descoberta com milhares de ossos humanos e animais
Segundo a polícia local, não foram registrados feridos ou desaparecidos até a noite de quarta-feira. 16 pessoas que estavam caminhando nos arredores da montanha no começo do dia regressaram em segurança.
Conforme pronunciamento de Yoshihiko Isozaki, vice-secretário chefe de gabinete do governo nacional, as autoridades estão coletando informações sobre a erupção.