Uma imagem de satélite obtida pelo Google Maps viralizou rapidamente após ser publicada no Reddit. Curiosos com sua origem, diversos usuários foram rápidos em criar teorias sobre seu conteúdo.
Conforme publicação realizada pela BBC, a imagem original foi publicada na plataforma sem possuir qualquer tipo de coordenada ou referência sobre seu conteúdo. Diante disso, os usuários começaram a reforçar que a imagem parecia retratar um “buraco negro”.
Graças a dedicação dos usuários da plataforma Reddit, que realizaram uma investigação cuidadosa sobre a imagem, a verdade por trás do curioso registro foi descoberta. O que aparentava ser um “buraco negro” localizado no meio do oceano era, na verdade, uma alteração de imagem causada devido a uma ilusão de ótica.
No registro é possível ver uma formação geológica rodeada pelo oceano. Graças ao contorno mais claro ao redor da formação a imagem passa a impressão de que a água do mar está sendo sugada pelo centro da imagem.
Por este motivo, diversos usuários levantaram a teoria de que a imagem seria o registro de um vórtice aquático (uma espécie de buraco negro oceânico) ou de um vulcão subterrâneo.
Alguns usuários chegaram inclusive a acreditar que fosse um registro fotográfico do triângulo das bermudas.
A verdade por trás da imagem
Após uma pesquisa detalhada feita por alguns usuários da rede, descobriu-se que a imagem era uma captura em baixa qualidade, realizada por satélite, de uma ilha desabitada no oceano Pacífico.
Com o GeoEye os usuários conseguiram localizar a ilha e também obter uma visão mais clara de seu conteúdo. Localizada na República de Kiribati, Oceania, a Ilha de Vostok foi batizada em homenagem a um explorador russo que a descobriu em 1820.
Confira também:
- Imagens impressionantes mostram o momento em que vulcão entra em erupção no Japão e lança uma cortina de cinzas
- Animal misterioso sem olhos, ouvidos ou boca é avistado por mergulhadores no Mar Vermelho
- Homem encontra garrafa com bilhete misterioso dentro de uma das paredes de sua casa; descubra o que dizia o bilhete
- Lava expelida pelo Vulcão Cumbre Vieja se espalha por pelo menos 656 hectares
Ela é protegida por ser um santuário que abriga importantes colônias de aves marinhas. Até o momento não existem evidências de habitantes humanos na ilha, que foi designada como santuário da vida selvagem.
Cientistas e estudiosos sobre as mudanças climáticas apontam para o risco do Kiribati ser o primeiro país a desaparecer devido a elevação do nível dos mares causada pelo aquecimento global.