Multidões se aglomeraram para assistir a floração de um raro exemplar de Amorphophallus titanum, mais conhecida como planta cadáver, no jardim botânico de San Diego, na Califórnia. A planta, que é da mesma família da Amorphophallus decus-silvae, conhecida como “planta pênis”, floresce somente por 48 horas e exala um forte cheiro de carne podre durante este período.
ANÚNCIO
Conforme a publicação feita pelo The Mirror, a planta sem sido a principal atração do local, florescendo somente por 48 horas.
A Amorphophallus titanum, ou planta cadáver, é conhecida pelo seu odor peculiar. Ela começou a florescer durante o Halloween e, logo no dia seguinte, os ingressos para visitar a planta já estavam esgotados.
Estima-se que aproximadamente 5000 pessoas tenham visitado o local durante a floração da planta que acontece por 48 horas a cada década. Durante o florescimento, o cheiro de carne podre atrai besouros carniceiros e moscas que ajudam no processo de polinização da espécie.
Cheiro de carne podre e até 3 metros de altura
Além de seu odor peculiar, a planta cadáver ainda pode chegar a incríveis 3 metros de altura. Ela está listada como uma espécie ameaçada de extinção pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Estima-se que existam menos de 1000 delas espalhadas pela natureza.
Confira também:
- Raríssima ‘planta pênis’ floresce pela primeira vez após quase 25 anos
- Mulher viraliza nas redes sociais após fazer uma avaliação sobre as calças que usava quando caiu durante uma trilha
- Vala coletiva com mais de 25 esqueletos humanos é localizada no Peru
- Casal é suspeito de roubar recém-nascido e tentar obter uma certidão de nascimento para a criança
Acredita-se que uma das principais causas para a diminuição da população desta planta seja o desmatamento e a conversão de seu habitat natural para plantações de óleo de palma.
ANÚNCIO
A combinação entre seu tamanho e o odor pútrido exalado pela planta, a torna popular. O odor é mais forte durante os picos da floração, que ocorrem à noite e no início da manhã.
Apesar de sua floração intensa, esta planta não tem um ciclo de floração anual, podendo levar décadas para florescer novamente. A flor emerge de uma haste subterrânea, conhecida como ”cormo”, somente após a planta acumular energia suficiente.
Desta forma, não é possível prever com exatidão quando ela voltará a florescer. Assim como a Amorphophallus decus-silvae, a Amorphophallus titanum é nativa das florestas da Indonésia.