Um pesquisa realizada anualmente revelou quais são as 200 senhas mais comuns utilizadas pelas pessoas. A lista, que conta com combinações numéricas e até mesmo nomes simples, foi divulgada recentemente.
Segundo uma pesquisa realizada e divulgada pelo site NordPass, as senhas listadas foram as combinações mais utilizadas ao longo de 2021. Além da senha e da quantidade de vezes em que foi utilizada, o site ainda revela um contador informando quanto tempo seria necessário para quebrar a senha.
Conforme as informações divulgadas pela página, a listagem foi feita com base na parceria com pesquisadores independentes especializados na pesquisa de incidentes relacionados à segurança cibernética. Para isso, os pesquisadores avaliaram um banco de dados de 4 terabytes, com dados compilados de ao menos 50 países.
Ao final da pesquisa foi possível identificar as senhas mais populares e dividir as categorias por gênero e localização geográfica. Além de elencar as senhas mais populares, os pesquisadores ainda elaboraram um índice de risco para segurança cibernética nos países, determinando três níveis de risco: baixo, médio e alto. Para elaborar este índice, foram considerados os casos de número de senhas vazadas por cidadão.
De simples combinações numéricas a escrita de nomes
As senhas mais populares utilizadas pelas pessoas variam desde uma simples combinação numérica sequencial até a escrita simples do próprio nome. Sendo que no Brasil, categorizado como um país com baixo risco para o vazamento de senhas, o Top 5 de senhas mais utilizadas ficou como:
- 123456
- 123456789
- Brasil
- 12345
- 102030
Segundo os pesquisadores, as senhas listadas acima são consideradas fracas e fáceis de serem desvendadas por pessoas mal intencionadas. Por este motivo, o site ainda oferece uma série de dicas para criar uma senha complexa com a finalidade de proteger melhor os seus dados pessoais. Confira as dicas abaixo:
1. Utilize senhas complexas
Para ser considerada uma senha complexa, a combinação deverá conter ao menos 12 caracteres variando entre letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Este tipo de senha pode ser criado facilmente com o auxílio de um gerador de senhas.
2. Nunca reutilizar senhas
Utilizar uma senha única para várias contas e acessos em vários sites é um prato cheio para quem tentar acessar seus dados. Se apenas uma de suas contas for acessada por terceiros, você pode considerar todas as outras comprometidas. Neste caso, por mais complexo que pareça, o interessante será utilizar senhas variadas para cada acesso.
3. Atualize as senhas regularmente
Especialistas em segurança recomendam alterar as senhas a cada 90 dias. Desta forma, sua conta ficará mais protegida da ação de pessoas mal intencionadas.
4. Verifique a força da senha
Avalie sempre a integridade da sua senha e a força dela. Identifique senhas fracas, reutilizadas, antigas ou que sejam aparentemente fáceis de desvendar. Essa simples ação poderá garantir a segurança de sua conta.
5. Use um gerenciador de senhas
Um gerenciador de senhas é um aplicativo utilizado para armazenar as suas senhas de forma segura. É uma forma simples de manter seus acessos organizados e guardados com segurança. Você terá uma senha principal para conseguir acesso ao arquivo que contém todas as outras senhas.
Confira também:
- Noivo se irrita depois que a sogra decide organizar o casamento e mudar a data da celebração
- ‘Falaram que minha filha ia odiar seu nome quando crescesse, estavam certos’
- Mãe é elogiada por usar brincadeira infantil como forma de ensinar seus filhos a se protegerem de estranhos
- Mulher engole AirPod e grava uma mensagem de voz diretamente de seu estômago