Uma cobra caninana, uma das mais ágeis e rápidas do Brasil, quase passou despercebida ao passar pela terra de uma propriedade rural em Brasilândia, município próximo a Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
De acordo com o portal Hojemais, as imagens foram gravadas por moradores do local e logo se tornaram virais nas redes sociais.
Confira o vídeo de um das caninanas que fizeram sucesso esta semana:
Henrique, conhecido como o “Biólogo das Cobras” no YouTube, também compartilhou um bote impressionante de caninana em seu canal.
“Caninana vulgarmente conhecido como o caninana, frango cobra, cobra rato amarelo ou serpiente tigre , é uma espécie de grande nonvenomous colubrídeo cobra endémica para partes mais quentes das Américas”, explicou.
A caninana é uma serpente ágil em solo, árvore e também na água, além de ter um comportamento intimidador ao se sentir ameaçada, quando infla o pescoço, vibra a cauda e dá botes para afastar o predador.
Confira mais:
- A verdade por trás do vídeo de turista com sucuri enorme nos ombros
- Vídeo mostra grande sucuri fugindo de estrada e entrando em rio rapidamente
- VÍDEO: Especialista fala sobre caso de homem que pode ter sido afogado por sucuri
- Vídeo mostra sucuri gigante que volta a aparecer em rio
Isso faz com que ela pareça perigosa, mas como o explica o biólogo Sérgio Rangel, ela não é venenosa e pode até ser dócil.
Sendo uma das maiores serpentes da família Colubridae, a caninana pode chegar a medir 3 metros e se alimenta apenas de pequenas aves, ratos e sapos, o que também o favorece o controle de pragas.