Social

Atentado a bomba do lado de fora de escola deixa 8 mortos

O ataque, que foi o último de uma série de atentados, ocorreu em um momento de extrema instabilidade eleitoral na Somália.

Uma grande explosão foi relatada do lado de fora de uma escola na capital da Somália. Ao menos 8 pessoas foram mortas e 17 ficaram feridas.

Segundo notícia publicada pelo The New York Times, este foi o último de uma série de ataques mortais registrados no país.

Relatos indicam que um veículo carregado de explosivos foi detonado por volta das 7h30 desta quinta-feira. Ele teria como alvo um comboio pertencente a uma empresa de segurança responsável pela segurança de funcionários das Nações Unidas.

Publicidad

As informações foram disponibilizadas por Abdifatah Aden Hassa, porta-voz da polícia local. Segundo ele, nenhum membro da equipe da ONU foi ferido no atentado.

Um site de notícias afiliado ao grupo extremista Al Shabab, que possui conexões com a Al Qaeda, relatou que o grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque.

O local do atentado é circundado por escolas e restaurantes, além da residência de um ex-presidente do país.

Atentados ocorrem em meio a crise humanitária

Ao menos 13 alunos de uma das escolas ficaram feridos na explosão. Ônibus escolares e salas de aula foram danificados pela força dos explosivos.

Para as autoridades, o grupo extremista está se aproveitando do momento de dificuldade econômica, instabilidade política e falta de segurança pelo qual passa o país.

A situação humanitária é delicada no local, que vive uma intensa seca que está afetando ao menos 2,6 milhões de pessoas que residem em 66, dos 74, distritos do país.

Confira também:

Omar S. Mahmood, analista sênior da Somália no International Crisis Group, se pronunciou sobre o ocorrido: “A Somália está em um momento delicado agora”.

Publicidad

“O Al Shabaab sempre foi oportunista com sua violência, especialmente quando os políticos estão distraídos ou consumidos por disputas internas. Neste sentido, é um momento oportuno para o movimento aumentar o ritmo de seus ataques”.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias