Após lançar nuvens quentes de cinzas e deixar moradores dos arredores em pânico, o vulcão Monte Semeru, na Indonésia, voltou a ficar ativo nesta segunda-feira. Ao todo, estima-se que 22 pessoas tenham morrido durante a erupção do final de semana e outras dezenas permanecem desaparecidas.
Conforme a notícia divulgada pela Agência Brasil, o Monte Semeru, que também é a montanha mais alta da ilha de Java, entrou em erupção no sábado passado, deixando vilarejos próximos cobertos de cinzas.
Imagens impressionantes mostram o momento em que a coluna de cinzas vulcânicas se ergue em direção ao céu, encobrindo rapidamente os arredores do vulcão.
Confira também:
- Vídeo mostra moradores fugindo enquanto vulcão Monte Semeru entra em erupção
- Mais de 6000 pessoas ficam desabrigadas por conta da erupção do vulcão Cumbre Vieja
- Cães presos em La Palma foram resgatados antes de operação feita com drones
- “Navios fantasmas” aparecem no Oceano Pacífico após uma erupção vulcânica
Por terra, militares, policiais e moradores tentaram remover a lama com as mãos para auxiliar no resgate das vítimas. Até o momento 22 pessoas morreram e ao menos 27 seguem desaparecidas. Os dados são da Agência de Mitigação de Desastres da Indonésia.
Com um novo registro de atividade vulcânica nesta segunda-feira, o alerta para a região permanece. “O Semeru é um dos vulcões mais ativos da Indonésia, ele continuará ativo”, alerta Liswanto, chefe do Observatório do vulcão Semeru.
Alguns moradores tentaram voltar para suas casas para buscar pertences e verificar os animais, no entanto as autoridades pedem às pessoas que não se aproximem e permaneçam a uma distância segura. “As pessoas precisam ser mais vigilantes, a ameaça em potencial persiste”, alerta Liswanto.