Os jornalistas Amady John Wesley e Wilguens Louissaint foram mortos enquanto entrevistavam o líder de uma gangue nos arredores da capital haitiana de Porto Príncipe.
ANÚNCIO
Conforme notícia publicada pelo The Mirror, os homens foram alvejados por disparos enquanto realizavam a entrevista em uma região violenta do Haiti, que está em situação de guerra territorial.
Além de Wesley, que trabalhava para uma estação de rádio, e Louissaint, que era repórter de uma emissora local, um terceiro jornalista conseguiu escapar do ataque ao grupo.
A Ecoute FM confirmou a morte de Wesley em um comunicado realizado por Francky Attis, diretor geral da emissora. “Condenamos nos termos mais veementes este ato criminoso e bárbaro”, afirmou.
Attis ainda denunciou o “grave atentado à vida dos jornalistas que exercem livremente a sua profissão no país”.
Os jornalistas realizavam uma reportagem quando foram alvejados por uma gangue rival
Sediada em Montreal, cidade canadense que abriga uma grande comunidade haitiana, a emissora pediu ao governo do Haiti que “atue com responsabilidade para criar condições de segurança favoráveis a todos”.
O pedido vem em um momento no qual as gangues haitianas ampliaram seu alcance para além dos bairros mais pobres, sendo que a área de Laboule 12 é o local de intensos conflitos entre gangues armadas que tentam tomar o controle da região.
ANÚNCIO
Confira também:
- Um dos vulcões mais ameaçadores dos EUA pode entrar em erupção em 2022
- Avião de pequeno porte cai em área residencial na Califórnia; Câmeras de segurança capturaram o momento da queda
- Incêndio em barco deixa ao menos 32 mortos
- Tremor de magnitude 5,6 atinge a Ilha Grega de Creta
Um rota que passa por esta região é a única alternativa para chegar à metade sul do país, uma vez que a estrada principal foi controlada em junho por uma das gangues mais poderosas do Haiti.
Os conflitos se intensificaram com a crise política gerada após o assassinato do presidente Jovenel Moise em sua residência. Desde então, o Haiti registrou ao menos 950 sequestros ao longo de 2021.