Social

Descoberta impressionante revela tesouro contendo 200 moedas da época romana

O tesouro, composto por moedas extremamente raras da época romana foi descoberto na região noroeste da Espanha.

Graças a um texugo que procurava por comida, um tesouro composto por mais de 200 moedas datada da época do Império Romano foi descoberto por arqueólogos na região noroeste da Espanha.

Conforme divulgado pelo Meganotícias, a descoberta foi noticiada no final de dezembro nas revistas científicas de Pré-história e Arqueologia da Universidade Autônoma de Madri.

No entanto, a descoberta foi popularizada depois que a imprensa espanhola relembrou a data que marca 1 ano da grande tempestade de neve Filomena.

Publicidad

Em janeiro de 2021 a região noroeste da Espanha foi atingida pela tempestade de neve que durou em torno de 10 dias. Neste período alguns animais foram obrigados a procurar por comida em ambientes diferentes dos habituais. As moedas teriam sido descobertas por um texugo em busca de alimento.

Arqueólogos classificam a descoberta como ‘excepcional’

No artigo publicado pelos pesquisadores da universidade, os arqueólogos relatam que a descoberta foi feita na gruta de La Cuesta de Berció, localizada na região de Gredo, nas Astúrias.

Segundo as informações divulgadas, várias moedas foram localizadas “entre toda a areia e possivelmente foram extraídas por um texugo nas proximidades de sua toca”.

As autoridades foram acionadas por um morador da região que viu as moedas. Uma vez notificados, os arqueólogos foram até a região para recuperar os artefatos e realizar uma busca por novas peças que ainda poderiam estar enterradas na região.

Confira também:

O artigo descreve o achado como sendo “um conjunto de 209 peças datadas entre os séculos III e V d.C. e que tem sua origem do norte e leste do Mediterrâneo”. Ainda conforme informações disponibilizadas no artigo, estima-se que as moedas possam ser originarias de regiões como Antioquia, Constantinopla, Salônica, Roma, Arles, Lyon e até mesmo Londres.

Para os arqueólogos que trabalharam na descoberta, o achado foi algo “excepcional” e apontam que as moedas foram deixadas no local devido a um “contexto de instabilidade política” que pode ter sido causado pela invasão de um povo germânico no noroeste da Península Ibérica.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias